segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Jardim Sensorial poderá ser implantado em praça pública de Rio Grande (RS)

Projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal no início de outubro. Agora, será examinado pelo Executivo.

Publicada em 08 de outubro de 2010 - 17:45

Cadeirante está de olhos vendados para sentir um flor
Com o objetivo de implantar um Jardim Sensorial em uma praça do Rio Grande (RS)Site externo., a vereadora, Luciane Compiani (PMDB), teve aprovada na segunda-feira, 4, pela Câmara Municipal, a indicação nº 243/2010, que será encaminhada ao Executivo Municipal para atendimento. A proposta visa promover atividades para beneficiar as pessoas com deficiência que precisam de relaxamento e contato com a natureza para estimular o corpo e os sentidos.
O papel de um jardim sensorial em uma praça pública transcende o espaço terapêutico e se ancora na inclusão social da pessoa com deficiência, principalmente visual. De acordo com a vereadora, grande parte dos jardins públicos não atende esta parcela da sociedade por conta da falta de adequações de seus espaços. "Em sua maioria, os jardins não são adaptados aos portadores de deficiência e idosos, incluindo em seus espaços espécies de plantas inadequadas, além de problemas com rebaixos e desníveis que dificultam a circulação dos deficientes", destacou Luciane.

O Jardim Sensorial surge para amenizar toda essa dificuldade, além de proporcionar para esta parcela da sociedade o contato com a natureza. Sua estrutura leva em consideração passagem tanto para cadeirantes quanto para deficientes visuais e idosos. A estrutura possui influência oriental, manifestando-se através de quatro sentidos do corpo humano: o tato, através da textura das plantas; a audição, com os repuxos das fontes d´água; a visão, através das cores exuberantes, e o olfato, com os aromas das espécies. A sugestão da vereadora é que o Jardim Sensorial seja implantado na Praça Xavier Ferreira.
Em contato com a diretora da escola José Álvares de Azevedo, Marta Ribeiro Silva, a vereadora tomou conhecimento que a instituição está implantando projeto similar e colocou-se a disposição para auxiliá-la. Ainda para esta semana Luciane agendará reunião com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), solicitando auxílio para a escola, visando à implantação de calçada com guia para deficientes visuais e a colocação de plantas para desenvolver o Jardim Sensorial no pátio da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário