segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência Assim Vivemos em Porto Alegre, Belo Horizonte e Campinas!

Em 2010, a quarta edição do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência será exibido em mais duas cidades, inaugurando a tão esperada itinerância.

Com o patrocínio da PETROBRAS, iniciamos por Porto Alegre e Belo Horizonte a circulação do festival, que esperamos ampliar cada vez mais.

Em Porto Alegre e Belo Horizonte, será uma semana de festival, com a exibição de 16 longas e médias-metragens que representam o melhor da produção mundial sobre o tema. A programação detalhada de cada cidade está no site do festival.

  • Em Porto Alegre: de 21 a 26 de setembro, no Cine Bancários.
  • Em Belo Horizonte: de 15 a 21 de outubro, no Cineclube Savassi.

Além de Porto Alegre e Belo Horizonte, esperamos poder em breve confirmar a data e local do Festival Assim Vivemos em Campinas (SP).

Também serão realizados dois debates em cada cidade, com o objetivo de discutir questões levantadas pelos filmes. Entre os convidados, teremos educadores, especialistas nos temas, diretores de cinema, entre outros. Os temas dos debates serão:

- AUTISTA E ARTISTA, motivado pelo filme Somos todos Daniel;
- SURDO: SINALIZADO OU ORALIZADO, motivado pelos filmes Sou surdo e não sabia e Vozes de El-Sayed.

Alguns destaques dessa edição:

- O argentino Mundo Asas, sobre uma trupe de artistas com deficiência que excursiona pela Argentina, sob o comando do cantor Leon Gieco;

- Somos todos Daniel, do Canadá, filme que nos apresenta uma turma de adolescentes autistas que cantam, dançam e interpretam;

- Sou surdo e não sabia (da França) e Vozes de El Sayed (de Israel), ambos sobre questões relativas à surdez.

E ainda produções da Noruega, França e Bielorrússia.

Do Brasil, selecionamos os excelentes longas Sentidos à Flor da Pele, de Evaldo Mocarzel; Pindorama, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare e o curta O Vôo da Cegonha, de Lally Cataguazes.

Histórico e Acessibilidade:

O Festival Assim Vivemos é bienal e teve sua primeira edição realizada em 2003, no Rio de Janeiro e em Brasília, sempre com o patrocínio do Banco do Brasil e realização do Centro Cultural Banco do Brasil. A partir de 2009, também em São Paulo.

O festival oferece todas as acessibilidades nas sessões dos filmes: audiodescrição (descrição de tudo o que aparece na imagem dos filmes e que não pode ser entendido apenas pelo áudio), catálogos em Braille, legendas Closed Caption (inclusive nos filmes brasileiros) e interpretação em LIBRAS nos debates.

Em 2007, o festival contou com o co-patrocínio da Petrobras, o que possibilitou convidar realizadores estrangeiros e debatedores de outros estados, além de incluir a produção de um DVD dos filmes Premiados do Público, editado com acessibilidade, com 2.000 cópias distribuídas para instituições de ensino e entidades de pessoas com deficiência de todo o Brasil.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA.

Mais informações no site: www.assimvivemos.com.br

FONTE: Blog da Audiodescrição

2 comentários:

  1. Que acham de trazer a Fortaleza o Festival de filmes sobre Deficiência Assim Vivemos ????
    Moro em Fortaleza-CE.
    Sou deficiente física - tenho "osteogenesis imperfecta" (ossos de cristal)...sou médica geneticista e peditra.
    Seria muito bom.
    Atenciosamente,
    Lina M. V. Bastos
    libastos@secrel.com.br

    ResponderExcluir
  2. A turma que está orgnizando tem seu contato na página www.assimvivemos.com.br e se voce fizer contato quem sabe eles levam as exibições para sua cidade? Boa Sorte
    Kátia Ferraz
    CVI-BH

    ResponderExcluir