sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Acessibilidade e desenho universal são temas de debate em plenário da Câmara Municipal de Uberlândia - lançamento do SELO ACESSIBILIDADE

Acessibilidade. Esse foi o tema do principal debate realizado hoje, quarta-feira, 15 de setembro, durante a nona reunião ordinária, a penúltima do período. Dentro desse contexto, também foi apresentada a lei que deu origem ao certificado que será entregue
Para o promotor da área da saúde, Lúcio Flávio de Faria Alvim, a cidade é uma referência nacional em acessibilidade

Acessibilidade. Esse foi o tema do principal debate realizado hoje, quarta-feira, 15 de setembro, durante a nona reunião ordinária, a penúltima do período. Dentro desse contexto, também foi apresentada a lei que deu origem ao certificado que será entregue, em breve, a pessoas físicas e jurídicas que muito tem lutado pelos direitos das pessoas com deficiência e têm feito por eles muito mais do que determina a legislação em vigor no país.
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência Física - Compod - Márnia Santos Muniz concorda que todas as construções devam oferecer acessibilidade a todos, sem distinção. Ela explica que a instituição tem trabalhado incansavelmente para fazer da cidade um mundo melhor para todos, lembrando que houve avanços, mas que ainda há muito o que fazer, principalmente para os deficientes visuais. Para ela, a mudança de comportamento é o primeiro passo para que ocorra realmente a inclusão das pessoas com deficiência no cotidiano das cidades brasileiras.
A partir do dia 21 de setembro estarão abertas na Câmara Municipal de Uberlândia as inscrições para o Programa Selo de Acessibilidade, do qual podem participar pessoas físicas e jurídicas. Para o promotor da saúde, Lúcio Flávio de Faria, dizer que a cidade é uma referência nacional em acessibilidade não é nenhum exagero. Ele lembra, por exemplo, que toda a frota de ônibus do transporte coletivo urbano - 100% - é adaptada para facilitar o acesso dos cadeirantes.
Os critérios para que as empresas se inscrevam e participem do Programa Selo de Acessibilidade também foram enumerados e detalhados, assim como foi apresentada a composição da comissão julgadora, formada por Idari Alves da Silva - representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Gilmar Borges Rabelo - representante do Compod, Omar Felipe - representante do Crea - MG, Celso Vilela , representante da CDL, Fernando de Morais , representante da Aciub e Lúcio Flávio de Faria, representante do Ministério Público (MP).

Para acessar Edital que está disponível no site da CAMARA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA clique
AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário