domingo, 1 de novembro de 2009

Uma Questão de Competência

É muito importante que cada um de nós reconheça que uma das condições fundamentais para que a inclusão social aconteça depende daquilo que poderia ser resumido na palavra competência.

Nesse sentido, muitos julgam que cabe apenas à pessoa com deficiência ser competente em tudo o que poderá ser considerado básico. No entanto, se isso não ocorrer, a inclusão social não acontecerá.

A indispensável competência – tão valorizada que é - extrapola em muito aquela indicada com exclusividade para pessoas com deficiência. Senão, vejamos:

a) Se as entidades de atendimento não contarem com equipes compostas de profissionais de comprovada competência, estarão pondo em risco todo um sonho almejado por aqueles que buscam a inclusão social.

b) Por sua vez, se não tivermos uma sociedade também competente em seus múltiplos papéis e principalmente na aceitação das diferenças, poderemos encontrar barreiras intransponíveis para a almejada inclusão social.

Desafio multifacetado, sem dúvida alguma, é preciso dele nos mantermos alertas no aprimoramento dos programas de atenção a pessoas com deficiência, para que possam dar esse passo indispensável na organização de suas vidas em termos justos.

Para um volume incalculável de pessoas com deficiências, a grande e contínua batalha pela inclusão social começa, sem a menor sombra de dúvida, pela existência de equipes técnicas competentes.

O livro “Uma Questão de Competência” (de autoria de Otto Marques da Silva), aborda exatamente esse complexo tema, colocando-o em termos claros, numa linguagem transparente, transformando-o em algo que poderá estar ao alcance de nossas mãos.

Acesse o site www.crfaster.com.br/editora.htme obtenha informações objetivas a respeito da nova versão eletrônica dessa indispensável obra.

Ass) Britt Stormer

Secretária Geral da

FASTER Tecnologia Assistiva

falecomfaster@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário