quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Espetáculo gratuito aborda discriminação

Caros parceiros,

A Oficina de Imagens está apoiando a Escola de Gente, ONG do Rio de Janeiro, na divulgação da peça de teatro “Ninguém mais vai ser bonzinho”, que será realizada em BH no próximo sábado, 28/11, na PUC Coração Eucarístico. O espetáculo é uma comédia policial que aborda formas sutis de discriminação e inova ao oferecer acessibilidade total na comunicação ao público, contando com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), legenda eletrônica para pessoas surdas ou com deficiência auditiva e também audio-descrição para pessoas cegas ou com baixa visão.

A entrada é gratuita e a classificação é 14 anos. Abaixo, encaminhamos o texto de divulgação da peça.

Para mais informações, entrem em contato com Paulo Marques ou Carolina Silveira: (31) 3465-6801 / (31) 9344-3509 / (31) 9226-3249.

Atenciosamente,

Carolina Silveira

 
Arte e humor contra a discriminação

Espetáculo carioca “Ninguém mais vai ser bonzinho” faz o público pensar sobre as diferenças e será apresentado gratuitamente, no próximo dia 28/11, no Teatro da PUC, campus Coração Eucarístico

De forma bem humorada e nada didática, o grupo de arte para transformação social Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade fala sobre diferenças e desigualdades no espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho, que será apresentado no dia 28 de novembro, às 17h, no Teatro da PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 500 - prédio 30 - Coração Eucarístico). Com texto e direção de Diego Molina e supervisão de Bosco Brasil, o espetáculo trata de um tema complexo como a discriminação sem cair no “pieguismo”.

O espetáculo inova ao oferecer de forma inédita acessibilidade total na comunicação ao público, contando com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), legenda eletrônica para pessoas surdas ou com deficiência auditiva e também audio-descrição para pessoas cegas ou com baixa visão.
A peça é uma comédia ágil e de suspense policial que mostra formas sutis de discriminação evidenciadas por uma situação limite. Quatro pessoas, uma com Síndrome de Down, estão presas em um ônibus que foi seqüestrado. Sem perspectiva de ajuda, eles precisam encontrar uma maneira de sair da situação, sob a ameaça iminente da volta dos bandidos. 
A peça é inspirada no livro "Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva", de autoria de Claudia Werneck, jornalista e fundadora da ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão. A jornalista é autora de outras 11 obras sobre inclusão, para crianças e adultos. Segundo Claudia, são raras as iniciativas artísticas que possuem preocupação com a difusão e a democratização da cultura. "As medidas de acessibilidade na comunicação são indispensáveis para difusão e democratização da cultura. Infelizmente, entretanto, mesmo sendo legislação no país, os espetáculos e projetos culturais continuam a discriminar algumas condições humanas. Este espetáculo do grupo Os Inclusos e os Sisos leva o público à reflexão, ao entendimento e à prática de uma sociedade inclusiva". 
Ninguém mais vai ser bonzinho, de Circulação Nacional, tem patrocínio da Oi e da MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Além da apresentação em Belo Horizonte, a peça já passou por algumas cidades de São Paulo, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Paraná e, no último dia 10, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. No dia 1º de dezembro Os Inclusos e os Sisos estarão em conselheiro Lafaiete, fechando a sua turnê em Minas Gerais.

Sobre o grupo 

Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade é um projeto de arte e transformação social e cultural criado pela ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão. Formada por sete artistas, o grupo de teatro profissional foi capacitado pela Escola de Gente para, de forma lúdica e provocativa, falar da diversidade e disseminar o combate à discriminação, além de provocar a reflexão sobre a prática de uma sociedade inclusiva. Em 2007, Os Inclusos e os Sisos passou a integrar a Rede Latino-americana de Arte para a Transformação Social, apoiada pela Fundación Avina.
Desde 2003, Os Inclusos e os Sisos já se apresentaram para mais de 30 mil pessoas em teatros, escolas, empresas, fóruns, congressos e outros espaços sociais, em 13 estados de todas as regiões do país. O grupo cria textos, figurinos e coreografias para esquetes que abordam situações de discriminação no dia-a-dia. Esse trabalho tem sensibilizado jovens e adultos sobre formas sutis de discriminação nos ambientes de trabalho, na escola e na vida em sociedade. 

Palavra do diretor e autor Diego Molina

“Acostumamo-nos à classificação das coisas, dos seres, do homem, da mulher, de tudo, em busca de uma ordem. Algo que facilite nossa relação com o mundo e com as outras pessoas. Como se tudo pudesse ser disposto numa superfície plana, lisa, à perspectiva de um olhar verdadeiro e único. Nossa sociedade se apóia numa suposta lógica de movimento onde a ação e a reação justifica a vida e nos conforta. (...). Em sociedade (ocidental), o homem procura o padrão, as igualdades, a perspectiva ideal, pois acredita que todos devem ser iguais, num mal-entendido do que pensa ser liberdade e democracia. Mas a perspectiva lisa, plana, ideal, acaba por se mostrar frágil quando pensamos que todos nós somos diferentes. E encontrar não somente a eqüidade de direitos, mas a estética, a comunicação e as novas reflexões sobre diferentes visões passam a ser os desafios do século XXI”. 

Serviço:

Peça: Ninguém mais vai ser bonzinho

Data: 28 de novembro, às 17 h

Local: PUC Minas – Coração Eucarístico

Endereço: AV. Dom José Gaspar, 500 - prédio 30 - Coração Eucarístico

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos ENTRADA FRANCA.

Informações para imprensa

Oficina de Imagens

Paulo Marques e Carolina Silveira

Tels: (31) 3465-6801 / (31) 9344-3509 / (31) 9226-3249


FICHA TÉCNICA (completa)

Texto e direção: Diego Molina
Elenco: FábioNunes, Letícia Lima, Talita Werneck e Victor Albuquerque
Orientação de dramaturgia: Bosco Brasil
Cenário: Sérgio Marimba
Figurino: Marcelo Olinto
Iluminação: Aurélio de Simoni
Música: Isadora Medella
Visagismo: EvânioAlves
Trilha e efeitos sonoros: Isadora Medella
Vozes em off: João Velho e Paulo Verlings
Preparação Corporal: Nara Keiserman
Treinamento corporal: Marcos Nauer
Treinamento vocal: Natália Simonete
Treinamento de Improvisação: Talita Werneck
Assistente de figurino: Bruno Perlatto
Assistente de cenografia: Vanessa Couto
Costureira: Lucia Lima
Alfaiate: MacedoLeal
Bordados: Patrícia Muniz
Produção executiva : Liane Boente
Produção cultural: Chayanna Ferreira 

Coordenação do projeto:Natália Simonete e Danielle Basto

Nenhum comentário:

Postar um comentário