domingo, 30 de outubro de 2011

UE quer avanços trabalhistas para pessoas com deficiências

O plenário do Parlamento Europeu deu sinal verde para um relatório que defende a melhoria do acesso ao mercado de trabalho de pessoas com deficiências na União Europeia (UE). O relatório foi elaborado pelo eurodeputado húngaro, Adam Kosa, surdo-mudo, que apresentou à câmara sua proposta em língua de sinais, auxiliado por dois intérpretes.
Em seu discurso durante o debate prévio à votação, Kosa destacou a importância da inclusão das pessoas com deficiências no mercado de trabalho para o emprego na UE, já que há 80 milhões de europeus (16% da população) nesta situação.
A iniciativa defende que os países premiem as empresas que contratem esses indivíduos com as mesmas garantias mínimas nos 27. Nesse sentido, a iniciativa pede que os Estados da UE concedam financiamento adequado às empresas que os contratem.
O relatório sobre a mobilidade e inclusão das pessoas com deficiências 2010-2020 abrange outras prioridades sociais, como as barreiras arquitetônicas e infraestruturas de primeira necessidade. O documento pede que o Instituto de Igualdade de Gênero europeu faça estudos sobre a situação de meninas e mulheres em relação à violência doméstica.
O texto ressalta que “as pessoas com deficiência intelectual estão particularmente expostas ao risco de maus-tratos e de violência”, e que “os Estados deveriam estudar a adoção de mecanismos de controle avançado de proteção” destas pessoas especialmente vulneráveis.


Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário