sábado, 31 de março de 2012

III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de BH será em Maio e discute a Convenção da ONU

A Prefeitura de Belo Horizonte através da Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, do Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência  e as entidades de pessoas com deficiência, realizará em maio de 2012 a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

III Conferência, que possui abrangência municipal e caráter deliberativo, terá por finalidade analisar os obstáculos e avanços da Política Nacional, Estadual e Municipal. As análises, formulações e proposições decorrentes da Conferência terão esta qualidade e a finalidade de promover o debate dos direitos, da cidadania e do compromisso, e a ampla conscientização desses preceitos de dignidade do Cidadão em sua diversidade.

Com o tema: “Um olhar através da Convenção sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novos Desafios e perspectivas” resgata o comprometimento e a justiça social com novos princípios democráticos e seu impacto na gestão social. A Conferência torna-se emblemática no processo de inclusão e acessibilidade
O assunto será discutido em quatro mesas redondas separadas por temas:
1)    Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional
2)    Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia
3)    Saúde, prevenção, habilitação, órtese e próteses
4)    Segurança, acesso a justiça, padrão de vida e proteção social adequados
Ao mobilizar a população municipal de forma ampla e democrática, em torno da questão da acessibilidade e de novos paradigmas, pretende-se nessa união de esforços, durante a Conferência, ampliar a capacidade de participação em torno da dignidade, dos direitos e da igualdade de oportunidades concitando a todos para um novo paradigma de respeito às diferenças, ao assumirem compromissos que levam à equiparação de oportunidades.
A justiça social reforça a consolidação de uma política de respeito à cidadania. Pela via democrática é que a sociedade constrói a si mesma tendo como horizonte ético os Direitos Humanos


Atenciosamente,


José Carlos Dias Filho
Coordenador Municipal

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania-SMADC
Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência-CDPPD
Rua Espirito Santo, 505 - 8.º andar - Centro
30160-030 - Telefones (31) 3277.4105/6949 - Fax (31) 3277.4678

Nenhum comentário:

Postar um comentário