quinta-feira, 14 de julho de 2011

Governador de Minas apresenta "Movimento Minas" para ativa participação da sociedade junto ao Governo

O governador Antonio Anastasia apresentou o Movimento Minas aos integrantes do Fórum Minas de Ideias, iniciativa inédita, lançada nesta terça-feira (12), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
O Movimento Minas é uma criativa e interativa plataforma de comunicação digital criada para incentivar a participação dos cidadãos na definição de ações e políticas públicas para melhorar a realidade do Estado. Dentre as ações desta iniciativa está a ativa participação voluntária de um grupo formado por 21 mineiros ilustres, de vários segmentos.
O inédito Fórum Minas de Ideias integra o Movimento Minas e conta com a diversidade de opiniões de autoridades, personalidades e de membros de entidades representativas dos setores empresarial, ambiental, científico, jurídico, artístico, intelectual, da moda e do esporte.
Durante a apresentação, o governador conversou com os participantes e ouviu as primeiras ideias do grupo, que se reunirá periodicamente para contribuir com a ação pioneira no Brasil. Antonio Anastasia destacou que a união do governo à sociedade civil organizada pode gerar boas políticas públicas e que os desafios para melhorar o futuro do Estado devem ser superados com essa participação.
“O Movimento Minas significa uma participação mais efetiva, plena e verdadeira de cada cidadão, de cada mineiro dentro das políticas públicas, usando as ferramentas de internet. É um processo gradativo, uma maturação, é um sentimento de participação que é muito importante. Dentro desse movimento, estamos lançando hoje aqui o Fórum Minas de Ideias. Convidamos personalidades mineiras ilustres, que moram em Minas e fora de Minas, pessoas vinculadas a essas novas ideias, para trazerem sugestões e novos conceitos para que o governo vá se aprimorando cada vez mais. É bom sempre lembrar que o governo não pode agir sozinho, precisamos fundamentalmente da sociedade”, disse o governador em entrevista.
O Fórum Minas de Ideias é coordenado pela presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, e pelo diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, Tadeu Barreto, que também coordena o Movimento Minas.
“Esta é uma oportunidade muito especial, porque aqui estamos vendo nascer aquela que é a matéria prima, realmente transformadora, de qualquer sociedade: a ideia. Ideias realmente comprometidas com o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. A partir de hoje marcamos um tempo novo, seja do ponto de vista de participação popular, seja do ponto de vista de contribuições de mineiros, que vivendo dentro ou fora de Minas, vêm exercitar aquilo que eles têm de mais profundo, o seu sentimento de amor com a nossa terra”, afirmou Andrea Neves.
O Fórum Minas de Ideias é formado pelos mineiros Ângelo Machado (ambientalista), Affonso Romano de Sant´Anna (escritor), Carmen Lúcia Costa (Pastoral da Criança), Daniel Castanho (empresário), Eduardo Costa (cientista), Fernando Brant (músico), Gilman Viana (produtor rural), Giovane Gávio (desportista), José Eustáquio Oliveira (ABI-Minas), José Murilo de Carvalho (historiador), Lázaro Luiz Gonzaga (Fecomércio), Olavo Machado Jr. (Fiemg), Otávio Marques de Azevedo (empresário), Robson Andrade (CNI), Ronaldo Fraga (estilista), Ruth Lies Scholte Carvalho (Ministério Público), Samuel Rosa (músico), Terezinha Santos (designer), Wilson Brumer (empresário), Ronaldo Lemos (advogado) e Ziraldo Alves Pinto (cartunista).
“Essa multiplicidade pode trazer grandes benefícios para a transformação que a gente tanto almeja, que comece em Minas Gerais e contamine o Brasil inteiro”, desejou o vocalista da banda Skank, Samuel Rosa.
O cartunista Ziraldo disse estar orgulhoso em contribuir com Minas Gerais. “A paixão pela pátria da gente, essa pátria nacional da gente aqui, estadual, é grande porque o que se adquire na infância não vai para o coração, vai para as vísceras e você não tem como se livrar dele”, explicou.
O diretor-presidente da Usiminas, Wilson Brumer, acredita que essa união ajudará melhorar o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. “É uma parceria efetivamente entre o setor privado e o setor público, de tal forma que a gente possa atingir os objetivos que são comuns, que é o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais”, disse.
“Juntando tantas pessoas com visões e experiências muito boas, acho que a gente pode acrescentar realmente, trazer boas ideias, trazer alguma coisa que a gente viu fora que deu certo”, considerou o atleta Giovane Gávio, que atualmente é técnico de vôlei do Sesi-SP.
Cidadania
O Movimento Minas é um dos projetos da Gestão para a Cidadania que o Governo do Estado está implantando este ano. O objetivo é permitir e incentivar o cidadão a participar das ações governamentais que vão superar os desafios do desenvolvimento sustentável no Estado, diminuindo a pobreza, ampliando e modernizando a infraestrutura e os serviços públicos por meio da mobilização social.
Desejamos que a sociedade se engaje na superação dos desafios do nosso futuro. São desafios muito grandes e sabemos que o Estado sozinho, que o governo sozinho não consegue resolver estes problemas. Temos uma grande responsabilidade, mas precisamos de todos os cidadãos para resolver esse desafio. E é isso o Movimento Minas. Já temos uma plataforma virtual e cada vez mais ela será melhorada para que a participação seja de qualidade, com método, com retorno e que as boas ideias, os bons projetos, as boas práticas sejam levadas naqueles que podem implementá-las, tanto agentes públicos quanto agentes privados. Mas o importante é que seremos uma plataforma para acolher boas ideias fundamentadas, baseadas em conhecimento, em experiência prática”, disse Tadeu Barreto.
O cidadão poderá conhecer e contribuir com ideias e sugestões para os 10 desafios que integram a visão de futuro traçados pelo Governo de Minas no seu planejamento estratégico por meio do endereço www.movimentominas.com.br. Esses desafios são: reduzir a pobreza e as desigualdades; aumentar a empregabilidade e as possibilidades de realização profissional; garantir o direito de morar dignamente e viver bem; desenvolver e diversificar a economia mineira e estimular a inovação; viver mais e com mais saúde; transformar a sociedade pela educação e cultura; aumentar a segurança e a sensação de segurança; promover e garantir a utilização sustentável dos recursos ambientais; ampliar e modernizar a infraestrutura e os serviços públicos; e assegurar os direitos fundamentais e fomentar a participação cidadã.
Cada desafio representa a meta que o Estado pretende alcançar a longo prazo e tem como objetivo guiar as discussões e organizar a interação. Além disso, esses desafios podem ser desdobrados em questões mais específicas, permitindo que o cidadão seja realmente o foco das ações governamentais.
A plataforma do Movimento Minas foi desenvolvida a partir do uso de tecnologias da Web 2.0, possibilitando o trabalho de forma colaborativa entre sociedade e governo. De linguagem simples, leve e direta, o site quer atrair usuários dos mais diferentes perfis para a discussão das ações e políticas públicas. Dessa forma, quem está fora dos órgãos estaduais, terá mais facilidade em trocar experiências e ideias que contribuam para o aperfeiçoamento e a efetividade das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.
Para fomentar as inspirações e discussões com embasamento teórico, foi criada uma sessão para documentos técnicos, a biblioteca dos desafios. Nesse ambiente virtual estão disponíveis artigos, estudos e relatórios sobre assuntos que são abordados na plataforma virtual. E por meio do blog movimentominas.com.br/blog, o cidadão também terá acesso a um espaço com entrevistas de especialistas, notícias sobre os bastidores do projeto e histórias e estudos dos desafios estabelecidos. Todo o conteúdo do blog estará integrado a outros canais e redes sociais da internet como Facebook e Twitter.
As construções realizadas na rede terão dois destinos. No primeiro, serão encaminhadas por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas a líderes governamentais, para que tomem conhecimento e entrem como parceiros para dar consequência à ideia. No segundo, poderão ser levadas aos encontros presenciais itinerantes do Movimento, onde serão apresentadas e discutidas iniciativas bem-sucedidas, seja nos governos municipais, estaduais e federais, no terceiro setor ou setor privado, além das melhores experiências que surgirem no site do Movimento

O endereço do Movimento é http://www.movimentominas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário