segunda-feira, 4 de julho de 2011

Prontidão para Desastres Naturais e Resgate: Priorizando a Deficiência


Advancing the rights and inclusion of persons with disabilities worldwide

Nota de Imprensa – Urgente. 25 de maio de 2011

Tradução: Romeu Kazumi Sassaki

A Rehabilitation International (RI) e o Consórcio Daisy (que desenvolve, mantém e promove os padrões do sistema Daisy Internacional - Digital Accessible Information System) realizaram uma reunião conjunta no dia 21 de maio de 2011, na Coreia, a fim de discutirem sobre a questão da prontidão para desastres naturais e resgate como parte do desenvolvimento de prioridades e atendimento para pessoas com deficiência.

A reunião identificou que, se as pessoas com deficiência receberem preparação adequada para desastres, elas poderão tornar-se um importante recurso e exemplo para abandonarem efetivamente a zona de calamidade. A experiência japonesa face ao terremoto e ao tsunami, ocorridos no dia 11 de março de 2011, foi uma prova da importância desta atividade. Algumas das pessoas com deficiência que no passado tiveram dificuldades de acesso aos serviços de emergência, foram capazes de, após treinamento adequado, abandonar calmamente o local dos recentes desastres e ainda ajudar muitas pessoas sem deficiência a deixarem as áreas atingidas.

A Rehabilitation International e o Consórcio Daisy apelam aos Estados Partes e às Agências da ONU para apoiarem o desenvolvimento de uma série de projetos pilotos em zonas vulneráveis ao redor do mundo.

A Rehabilitation International e o Consórcio Daisy apelam aos Estados Partes para proverem os apoios necessários para as pessoas com deficiência reestabelecerem sua vida. Isto se mostra importante para a efetiva reconstrução nas áreas recentemente atingidas por desastres naturais.

Por fim, apelamos aos Estados Partes para que garantam, às pessoas atingidas por desastres, naturais ou não, os serviços de reabilitação que as capacitem para a plena participação social como membros contribuintes da sociedade.

***********

Sobre a RI: Fundada em 1922, a Rehabilitation International é a única rede mundial de pessoas com deficiência, provedores de services, órgãos governamentais, comunidades acadêmicas, pesquisadores e defensores, que atuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Com organizações-membros em 100 países e em todas as regiões do mundo, a RI provê um forum para o intercâmbio de experiências e informações sobre pesquisas e práticas

Orgulhamo-nos em ser a organização que, em 1969, desenvolveu o Símbolo Internacional de Acesso, considerado um dos cinco símbolos mais reconhecidos no mundo atualmente


25 E. 21st Street, 4th Floor, New York, NY 10010 USA ♦ Phone: +1 (212) 420-1500 ♦ Fax: +1 (212) 505-0871

E-mail: RI@riglobal.org ♦ Website: www.riglobal.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário