terça-feira, 28 de junho de 2011

Cresce o número de pessoas com deficiência a partir de acidentes envolvendo motocicletas

O governador Eduardo Campos recebeu, na tarde desta terça-feira (21/06), os integrantes do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto no Palácio do Campo das Princesas. Também estiveram presentes o vice-governador, João Lyra, e o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Durante o encontro, os integrantes do comitê discutiram o impacto dos acidentes de moto em Pernambuco e definiram quatro eixos prioritários para a redução desse problema de saúde pública: Sensibilização, Repressão e Fiscalização, Proteção Individual e Legislação.
“Precisamos chamar a atenção das pessoas e traçar metas objetivas que nos conduzam à paz no trânsito”, destacou o governador, durante a abertura da primeira reunião do comitê. Esse tipo de acidente é considerado uma epidemia no Brasil, registrando um aumento na sua taxa de mortalidade de 0,5 (para 100 mil habitantes), em 1996, para 4,7, em 2008. Segundo dados do DETRAN, a frota de motos atual é 20 vezes maior que há 20 anos, saltando de 33.381, no início da década de 90, para 674.002, até abril de 2011.
“Pernambuco foi o primeiro Estado o integrar esses acidentes à lista de notificação compulsória, porque precisamos conhecer a real situação desse problema para combatê-lo”, explicou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, sobre a Portaria Estadual nº 219, de 11 de abril de 2011, que torna obrigatória a notificação dos acidentes de transporte terrestre nas unidades de saúde.
O secretário também apresentou dados sobre a incidência das ocorrências com moto em todo o estado de Pernambuco, com o perfil dos acidentados e o impacto para a saúde pública. No último ano, as unidades de saúde receberam 12.697 acidentados de algum tipo de transporte, sendo 8.731 envolvidas em ocorrências com motocicletas. Um acidentado grave e com necessidade de internamento pode custar até R$ 124,6 mil ao SUS. Também em 2010, os acidentes com transportes terrestres vitimaram 1.898 pessoas, no estado, 589 dessas perderam a vida em acidentes de moto (31% do total).
No Hospital da Restauração, maior emergência do Estado, a maioria dos condutores envolvidos em acidentes com moto é do sexo masculino, 98,6%. No momento do acidente, as mulheres aparecem com maior frequência como passageiras, 28% dos acidentados. O consumo de álcool foi identificado em 30% dos casos, e 77% sequer possuíam habilitação para dirigir o veículo.
Ao longo desse mês o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto vai elaborar um projeto de ações nos eixos prioritários, que será apresentado ao governador Eduardo Campos, no dia 18 de julho, data da próxima reunião.



Dispositivo legal:
DECRETO Nº 36.568, DE 27 DE MAIO DE 2011.
Institui o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de
Moto, e dá outras providências

Nenhum comentário:

Postar um comentário