segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ato discute prevenção de acidentes e de deficiências no trabalho

Publicado na sessão Notícias, por leonardo em 20/04/2010 às 21:42:34, na categoria Cursos.

As vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais serão lembradas neste sábado, 24, num ato organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região com o objetivo de refletir sobre as causas e desafios relacionados com o problema e construir ações que fortaleçam a luta pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Para se ter uma idéia do perigo que os acidentes de trabalho representam como causas de deficiências seguem alguns números da Previdência Social Brasileira:
a) Acidentes duplicaram entre 2000 e 2008 (no ano 2000 registrou-se 363.868 acidentes. Em 2008 o número saltou para 747.663);
b) Acidentes oficiais matam quase 3000 trabalhadores por ano;
c) Mais de 12000 trabalhadores ficam incapacitados permanentemente anualmente em decorrência dos riscos do trabalho;
d) A maior parcela de vítimas, são jovens.
Para contribuir com essa discussão, o ato terá a presença de nomes que fazem a diferença na luta por saúde e segurança para os trabalhadores brasileiros: Pérsio Dutra, diretor do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisa de Saúde e dos Ambientes de Trabalho); Fernanda Giannasi, auditora fiscal do Ministério do Trabalho, que acaba de ser premiada nos Estados Unidos por sua luta pelo banimento do amianto; e Nilton Freitas, assessor do Sindicato dos Químicos do ABC e um dos responsáveis pelo reconhecimento brasileiro do Dia Mundial em Memórias às Vitimas de Acidentes de Trabalho, 28 de abril.
O Sindicato lançará no encontro um plano para valorizar as CIPAS e os SESMT das empresas e também colocará à disposição dos trabalhadores informações sobre Legislação, Convenção Coletiva de Trabalho, etc.
Organizações que tiverem interesse em difundir esta idéia poderão ser parceiras da ação.
A inscrição é gratuita, até quinta-feira, dia 22, pelo e-mail recepcao.diretoria@sindmetal.org.br ou ecidadania@ecidadania.org.br
fonte: Espaço da Cidadania
Rua Erasmo Braga, 307, 3º andar - Presidente Altino - Osasco - SP - CEP: 06213-008
e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br
site: www.ecidadania.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário