quinta-feira, 24 de maio de 2012

Anteprojeto de Novo Código Penal tem capítulo para crimes a pessoas com deficiência

Comissão quer classificar crimes contra pessoas com deficiência como crimes contra os direitos humanos

Descrição da Imagem: Três homens de terno e gravata sentados atrás de uma mesa. O que está ao centro está falando ao microfone.

A comissão de juristas instituída pelo presidente do Senado, José Sarney, para elaborar um anteprojeto de novo Código Penal, decidiu nesta segunda-feira (21) sugerir a criação de um novo capítulo na lei penal para tratar os crimes contra pessoas com deficiência como crimes contra os direitos humanos.
O relator da comissão, o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, lembrou que tal enquadramento já é feito pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, também conhecida como Convenção de Nova York.
Segundo o relator, mesmo sendo o primeiro a receber status de norma constitucional no Brasil, o tratado não encontra aplicação prática por não ter sido incorporado ao Código Penal.
- A doutrina brasileira entende que os tratados obrigam a tipificação dos crimes, mas não permitem a criminalização imediata. Então, a partir do tratado, os países que o celebram têm que adaptar a sua legislação interna aos seus comandos - disse Luiz Carlos Gonçalves.
23/05/2012 - 11:07


FONTE: Atitude Inclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário