quarta-feira, 3 de março de 2010

Abertas Inscrições para Seminário Internacional sobre Economia do Conhecimento

Nos dias 18 e 19 de março, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Estado da Habitação e a Fundação Faculdade de Medicina, realiza o Seminário Internacional A Economia do Conhecimento sob a Ótica da Inclusão: Desenvolvendo Tecnologias e Inovação para Pessoas com Deficiência. O seminário tem o objetivo de reunir inteligência, gerar consenso nacional e internacional e construir apoios para o estabelecimento de um Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Benefício das Pessoas com Deficiência (CETI-D).
O evento contará com debates de especialistas que são referência internacional na área da Tecnologia, Conhecimento e Inovação em sessões interativas com o objetivo de desencadear a formação de um conjunto de redes permanentes de apoio ao trabalho do CETI-D. 
Entre os temas a serem abordados estão uma reflexão sobre os termos presentes na Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e suas implicações nas Tecnologias da Informação e Comunicação; uma análise dos últimos avanços, desafios e oportunidades das Tecnologias Assistivas; e uma revisão das boas práticas internacionais no campo da Pesquisa e do Desenvolvimento.

Entre os participantes do evento estarão a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella; Axel Leblois, Diretor Executivo do G3ict (iniciativa global por Tecnologias da Informação e Comunicação Inclusivas); David Banes, Diretor de Desenvolvimento da AbilityNet (EUA); e Mike Jones, Vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Shepher Center (EUA).

Para participar acesse a ficha de inscrição aqui http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/ficha_inscricao_seminario_economia_conhecimento.doc.  

Investimento simbólico para os dois dias, inclui certificado e estrutura completa: R$ 80,00.

Serviço 

Seminário Internacional A Economia do Conhecimento sob a Ótica da Inclusão: Desenvolvendo Tecnologias e Inovação para Pessoas com Deficiência 

Data: 18 e 19 de março de 2010 
Horário: das 8h30 às 18h 
Local: Hotel Ceasar Business 
Endereço: R. Olimpíadas, 205 - Vila Olímpia - a 1 quilômetro da estação Vila Olímpia da CPTM 

Mais informações pelos telefones (11) 5212.3726 / 5212.3765 / 5212.3767 ou e-mail: eventos@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
Programação 

18 de Março

8h30 às 9h00 
Boas Vindas
 

• Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (Brasil) e outras autoridades 

Introdução ao Seminário 

• Sr. Danilo Piaggesi, Diretor Executivo da Fundação Rosselli Américas, Diretor IKEP (EUA) 
• Sr. Axel Leblois, Diretor Executivo, G3ict (EUA) 

9h às 9h30 
Keynote Speaker 1: Sua Excelência Luis Gallegos, Embaixador do Equador nas Nações Unidas, Presidente do Comitê Preparatório Ad-hoc da Assembléia Geral da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e Presidente do G3ict (EUA) 

9h30 às 10h 
Keynote Speaker 2: Jack London, Primeiro Presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Pioneiro do E-Commerce Brasileiro (Brasil) 
 
10h às 11h 
Promovendo Tecnologias Assistivas: Um Novo Imperativo para os Governos: A Convenção Internacional sobre os Diretos das Pessoas com Deficiência (CRPD) e a perspectiva dos direitos humanos, desenvolvimento humano e objetivos econômicos. 

Presidente da Seção: Paul Uhlir, Academia Nacional de Ciências (EUA) 

• Sr. Axel Leblois, Diretor Executivo, G3ict (EUA) 
• ICT Qatar, Centro de Excelência em Inovação e Tecnologia (melhores práticas) 
• Pedro Primo Bombonato, Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Brasil) 

11h às 11h30 
Coffee Break
 
  
11h30 às 13h 
A Nova Fronteira das Tecnologias Assistivas: Uma revisão dos últimos avanços tecnológicos com pequenas demonstrações para os vários tipos de deficiências com a participação de usuários. 

Presidente da Seção: Marco Antonio Pellegrini Coordenador de Acessibilidade - Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - São Paulo (Brasil) 

• Sr. Claudio Giugliemma, Presidente, Dominic Foundation (Suíça) 
• Dr. Mike Jones, Vice Presidente, Pesquisa e Desenvolvimento, Shepherd Center (EUA)
• Sr. Fernando Botelho, premiado pela IDB 2010, Botelho & Paula Consultoria (Brasil) 
• Sr. David Banes, Diretor de Desenvolvimento, AbilityNet (EUA) 

13h às 14h 
Almoço
 

14h às 15h30 

Anatomia do Ecossistema da Tecnologia Assistiva: Desafios e Oportunidades para a indústria, usuários e setor público. 

Presidente da Seção: Sr. James Thurston, Estrategista Sênior, Acessibilidade, Microsoft 
(EUA) 

• Sr. José Antônio Borges, Coordenador de Projetos de Acessibilidade, Núcleo de Computação Eletrônica - NCE/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 
• Sr. Bob Ernst, Vide Presidente Executivo de Vendas e Marketing Internacionais, TecAccess (EUA) 
• Sra. Ana Hofmann, Diretora da Fundação Parque de Alta Tecnologia e Gestora do Movimento Petrópolis Tecnópolis (Brasil) 
• Sr. Simão Campos, Conselheiro, União Internacional de Telecomunicações (ITU) SG16 (Brasil/Bélgica) 

15h30 às 16h 
Coffee Break 

 
16h às 17h30 
Como as políticas e investimentos do governo podem fazer a diferença? Revisão de boas práticas internacionais no campo da P&D, construção de capacidades, promovendo e subsidiando o uso de Tecnologias Assistivas na educação, no local de trabalho e em serviços de reabilitação. 

Presidente da Seção: Sra. Frances West, Diretora, Centro Internacional da IBM em Acessibilidade e Habilidade Humana (EUA) 

• Sr. Martin Gould, Consulting Disability Policy Advisor (EUA) 
• Dr. Mike Jones, Vice Presidente, Pesquisa e Desenvolvimento, Shepherd Center (EUA) 
• Dr. Eduardo Moreira da Costa, Diretor de Inovação, Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, Rio de Janeiro (Brasil) 
• Dr. Mizael Conrado de Oliveira, Vice Presidente Financeiro do Comitê Paraolímpico Brasileiro, e Presidente do Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo (Brasil). 

19 de Março
8h30 às 9h 
Keynote Speaker: Sergei Kambalov, Coordenador Executivo, Secretaria da Aliança Global por TIC & Desenvolvimento (GAID), Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. (EUA)

9h às 10h30 
Priorizando oportunidades e futuros passos no estabelecimento do CETI: Esta seção com autoridades brasileiras e potenciais parceiros nacionais e internacionais pretende discutir a necessidade e potencial do CETI-D em transformar-se em um centro internacional para inovação e tecnologia em favor das pessoas com deficiência dentro de um sistema mais amplo de EC. A proposta da discussão será a reunião de inteligência local e global, construir o consenso, e então desenvolver o conceito do CETI. Uma estratégia internacional de angariação de fundos será igualmente discutida. 

Presidente da Seção: Sr. Danilo Piaggesi, Diretor executivo da Fundação Rosselli Américas, Diretor IKEP (EUA) 
• Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (Brasil) 
• Dr. Lair Alberto Soares Krähenbühl, Secretário de Estado da Habitação de São Paulo (Brasil) 
• Dr. Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento de São Paulo (Brasil) 
• Sr. Gian Taralli, Consultor em Inovação, Audace Innovation Solutions - São Paulo (Brasil) 
• Dr. Peter Bruck, Diretor, Research Studios Austria, Austrian Research Centers GmbH ARC Group (Áustria).
10h30 às 11h 
Coffee Break
 

11h às 12h30 
A Economia do Conhecimento por uma Sociedade mais Diversa e Inclusiva: O novo imperativo da acessibilidade será mais adequadamente atingido dentro de um quadro que leve seriamente em consideração, investimentos e inovação, TICs, a completa participação das pessoas com deficiência em nossa sociedade moderna, seu conhecimento peculiar decorrente de um conjunto de habilidades únicas, como um produto de seus sentidos aguçados. 

Presidente da Seção: Cid Torquato, Coordenador de Políticas Públicas e Articulação Institucional, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - São Paulo/SP. 

• Sra. Frances West, Diretora, Centro Internacional da IBM em Acessibilidade e Habilidade Humana (EUA)
• Sra. Mara Gabrilli, Vereadora, Câmara Municipal de São Paulo (Brasil) 
• Dr. Peter Bruck, Diretor, Research Studios Austria, Austrian Research Centers GmbH ARC Group (Áustria) 
• Sr. Luis Horta Barbosa Erlanger, Diretor da Central Globo de Comunicação (Brasil) 
• Sr. Marcelo Coelho, Articulista e Membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo 

12h30 às 13h30 
Seção de Encerramento: Principais Resultados e Oportunidades (Fernando Botelho, Danilo Piaggesi e Axel Leblois): baseado nas orientações resultantes da discussão, um plano será traçado para definir o design do CETI-D dentro da estrutura da EC através da preparação de um relatório conceitual para seu estabelecimento. 

  

13h30 
Encerramento Oficial do Evento



Nenhum comentário:

Postar um comentário