sábado, 6 de fevereiro de 2010

São Paulo inaugura Biblioteca pública com acessibilidade a pessoas com deficiência

Nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, será inaugurada a Biblioteca de São Paulo no Parque da Juventude. Com área de 4,2 mil m² e acervo de livros e outras mídias, como CDs e DVDs, a nova biblioteca conta com uma estrutura totalmente acessível para atender pessoas com deficiência. 

Os serviços acessíveis para pessoas com deficiência incluem mesas reguláveis, que se adaptam a qualquer tamanho de cadeira de rodas, folheadores automáticos de páginas, para quem não tem movimentos nos membros superiores, e também computadores com telas, teclados e mouses adaptados. 

Usuários cegos terão ainda mil títulos de audiolivros e um equipamento que, instantaneamente, é capaz de transpor obras literárias convencionais para faixas de áudio ou placas em braile. “Isso deve ampliar muito as opções de livros para cegos”, afirma Adriana Ferrari, gestora do projeto e assessora da secretaria de Cultura. Uma equipe de atendentes também está sendo treinada para recepcioná-los. 

“Não dá para ser um atendimento padrão. Não pode ser invasivo nem muito distante”, diz Ferrari. “Temos que tratar a diferença para que eles sejam incluídos”. A inauguração acontece às 12h e contará também com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, entre outras autoridades. 

SERVIÇO 
Inauguração da Biblioteca de São Paulo 
Data: 8 de fevereiro de 2010 
Horário: 12h 
Local: Parque da Juventude 
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Prédio 3 - São Paulo - SP 

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Governo de São Paulo - www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
(11) 5212-3700 

www.twitter.com/deficienciasp

RETIFICAÇÃO DA NOTÍCIA

Prezados Senhores

Em virtude da grande receptividade referente a informação sobre a inauguração da Biblioteca Pública, informamos que a notícia foi encaminhada para conhecimento de todos, mas o evento de inauguração nesta segunda-feira, dia 8, será restrito a um grupo que irá conferir as condições de funcionalidade e acessibilidade da Biblioteca. Apenas a partir de terça-feira, dia 9, será aberta ao público, quando toda a população terá acesso a este importante serviço de utilidade pública apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 
Gentileza desconsiderar o convite enviado anteriormente e considerá-lo apenas como nota para conhecimento.

Atenciosamente 

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Governo de São Paulo - www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
www.twitter.com/deficienciasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário