quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Hospital público oferecerá atendimento adaptado a mulheres com deficiência


JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL   

O Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, passará a oferecer, no próximo mês, atendimento especializado para mulheres com deficiência.

A entidade terá camas especiais para exames ginecológicos, um mamógrafo que permite que a mulher se submeta ao exame sem sair da cadeira de rodas e aparelhos que transferem a paciente para o leito. Haverá também um carro elétrico que ajudará as pacientes a subirem as rampas do hospital.

"Há um desamparo muito grande no atendimento médico de mulheres com deficiência física. Muitos hospitais, por melhores que sejam e até mesmo os particulares, não oferecem estrutura. A cadeirante não tem a opção, por exemplo, de usar um aparelho de raio-X móvel, para poder se submeter ao exame sentada", exemplifica Marcos Belizário, secretário da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Gastos

Metade dos gastos com a iniciativa, inédita no Brasil, foram subsidiados pela secretaria. O restante foi obtido por meio de convênio firmado com o Ministério Público Federal para a conversão de multas de empresas que apresentam problemas nas cotas de emprego para deficientes em aparelhos adaptados para o hospital. O investimento até agora foi de R$ 500 mil.

Ainda não há uma estimativa de demanda pelos novos serviços do hospital. "A ideia é fazer dali um centro de excelência, com equipamentos que possam atender à maioria das deficiências. Não temos preocupação com a demanda, apesar de estimarmos que a procura será grande. Se for lá uma única pessoa precisando de atendimento, ou uma centena, haverá a estrutura", afirma o secretário.

A secretaria planeja criar ainda um manual de procedimentos, que aborda aspectos comportamentais e morfológicos das deficiências, para o treinamento de profissionais de saúde do hospital e maternidade.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário