terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Estudo do Observatório do Trabalho comprova que 53,8% das pessoas com deficiência que trabalham têm ensino médio completo ou superior

A RAIS (Relação de Informações Sociais) de 2007 derruba o argumento utilizado por empresários que dizem que a falta de escolaridade é um empecilho para a contratação de pessoas com deficiência. De acordo com a análise feita pelo Observatório do Trabalho de Osasco, 53,8% das pessoas com deficiência que trabalhavam naquele ano em 15 cidades da região Oeste da grande São Paulo tinham completado o ensino médio, ou completaram ou estavam por concluir o ensino superior. A informação foi divulgada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, num evento apoiado pelo Espaço da Cidadania e seus parceiros, na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Osasco.

Inédito - Esse tipo de levantamento é inédito, já que há pouca divulgação dos dados da RAIS relativos às pessoas com deficiência, por parte do Ministério do Trabalho. “A alegação do Ministério é que, por ser um dado recente, ainda é preciso analisá-lo [para depois divulgar]”, explicou um dos autores do estudo, Alexandre Guerra, que discorda desta postura. “Nossa postura é que dado bom é aquele que temos na mão para que possamos construir políticas públicas”, enfatizou.

Vídeo – Na oportunidade foi lançado o vídeo “2º Mutirão pela Inclusão” e simultaneamente disponibilizado no You Tube (acesso www.youtube.com buscar por: 2º Mutirão pela Inclusão - Espaço da Cidadania), no site do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (acesso www.sindmetal.org.br) e distribuído para cerca de 750 organizações empresariais, sindicais, escolas, entidades especializadas e órgãos públicos que realizam ações de inclusão defendendo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho.
A consultora de inclusão Marta A. Gil informou aos cerca de 100 participantes do encontro sobre a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas), que garante às pessoas com deficiência o direito “à oportunidade de se manter com um trabalho de sua livre escolha ou aceito no mercado laboral em ambiente de trabalho que seja aberto, inclusivo e acessível a pessoas com deficiência”. 
A Assistente Social, Nanci Rebelo, da Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco apresentou o estudo sobre Trabalho e Educação dos Beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada (antigo LOAS). 

 O evento contou com apresentações culturais e o encerramento ficou por conta da cantora Giovanna Maira.

FONTE: http://www.ecidadania.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário