quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Desafios da inclusão plena, por Patrícia Alessio*

Estamos vivendo a Semana Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Marcos como este têm como objetivo fazer com que a sociedade efetivamente enxergue este público e que analise criticamente seu comportamento e faça os ajustes necessários. O tema é tão relevante, que organismos internacionais de defesa dos direitos humanos vêm atuando cada vez mais no sentido de reconhecer, ampliar e garantir direitos às pessoas portadoras de deficiência.
Infelizmente ainda se veem pessoas agindo como se os plenos direitos que são assegurados às pessoas com deficiência fossem meras concessões, quase caridade. Nada mais equivocado! Pessoas portadoras de necessidades especiais são titulares de direitos, o que significa dizer que o tratamento muitas vezes diferenciado que recebem por força de suas peculiaridades é algo a ser respeitado pelos demais como meio de garantir igualdade e, por consequência, dignidade.
Tudo isso está na Constituição Federal, na Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU), na Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (OEA), e em leis de todas as esferas.
Inclusão plena é consectário lógico do indispensável respeito à dignidade humana e se refere não só a vida e saúde, mas também a educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, bem como à participação plena na vida econômica, social, cultural e política. Ao poder público, cabe oferecer prestações positivas para que estes essenciais direitos possam ser exercidos.
A nós, cabe fundamentalmente o respeito. Respeito pela diferença como algo que dignifica – não diminui – e que se traduz na observância do espaço, na fila preferencial, no estacionamento reservado, no amplo acesso ao transporte público etc. Medidas simples, fáceis de serem tomadas por todos nós, cuja omissão diária contribui para a ampliação do sofrimento para além do que as dificuldades inerentes à condição especial já impõem.
Mudar a nossa conduta perante esses direitos é o primeiro passo para evoluirmos como sociedade que os reconhece e para nos afastarmos de vez da barbárie que é não nos irmanarmos com aquele que está ao nosso lado pedindo exclusivamente respeito!

*Defensora pública do Estado, dirigente do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do RS

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Boeing 787 Dreamliner, acessibilidade na indústria aeronáutica

O novo avião da Boeing – 787 Dreamliner entrou em serviço em 2008, para os passageiros experimentarem uma nova e confortável qualidade em seus vôos, graças às melhorias de acessibilidade no avião. “Nós analisamos os assuntos referentes à acessibilidade do 787 diante dos outros aviões do mercado e incorporamos avanços para melhor acomodar passageiros de todas as idades e com todos os níveis de acessibilidade”, diz Mike Bair, vice-presidente e gerente geral do programa do 787. “Estes avanços, como as grandes janelas do Dreamliner, os compartimentos para bagagem de mão, baixa altura da cabine e filtro de ar, asseguram que todos desfrutarão da melhor experiência ao voar no 787 Dreamliner”, completa Bair.
Em parceria com o Centro Nacional de Acessibilidade nos Transportes da Universidade Estadual de Oregon (National Center for Accessible Transportation at Oregon State University), a Boeing desenvolveu pesquisas sobre a melhoria na acessibilidade. Como parte da pesquisa, os engenheiros da Boeing que desenharam o interior das aeronaves simularam as mesmas condições de pessoas com mobilidade e percepções sensoriais e cognitivas limitadas. Após esta etapa, a equipe trabalhou com pessoas que possuem estas limitações a fim de conferir as melhorias.
Virtualmente, todos os aspectos no interior do Dreamliner favorecem o conforto dos passageiros. Todos os lavatórios a bordo do Dreamliner, por exemplo, apresentam design universal e puxadores de porta, internos e externos, mais intuitivos e facilmente acessíveis para passageiros com agilidade manual limitada. Apoios manuais instalados em todos os lavatórios são fáceis de segurar e oferecem maior estabilidade graças a sua disposição. Dentre as benfeitorias “Sem toque” estão os dispositivos para o controle do fluxo de água, descarga e tampa de lixeira acionados através de sensores infravermelhos, melhorando a operação mecânica, tornando-as mais fácil para o uso.

O Boeing Dreamliner também oferece dois lavatórios acessíveis à cadeira de rodas, cada um com melhorias significativas. Com largura de 1,42m o lavatório teve sua entrada redimensionada e o toalete oferece mais área extra para o uso, deixando mais fácil ao usuário o alcance e uso de suas facilidades. Com 1,42 por 1,44m, o lavatório tem a parede central removível e pode ser convertido em lavatório único, maior e de acesso ainda mais fácil à cadeira de rodas. Outras facilidades aos usuários de cadeira de rodas são o botão adicional de descarga e a barra dobrável de auxílio para transferência independente.

Outros benefícios são vistos em vários pontos do avião. Os puxadores exteriores estão melhor posicionados para acomodar passageiros de todas as alturas e níveis de mobilidade. Os bagageiros são de fácil alcance e suas travas podem ser puxadas ou empurradas, eliminando incertezas no manuseio. Grandes armários foram criados na cabine de passageiros para acomodar cadeiras de rodas pessoais e conferir maior segurança em seu transporte. Como já existe em alguns aviões, os assentos do corredor têm braços de descanso removíveis, o que oferece aos passageiros com mobilidade reduzida, acesso mais fácil aos seus assentos.

“A Boeing está fazendo um esforço contínuo para identificar oportunidades de melhorar a qualidade em seus vôos”, explica Bair. “O 787 Dreamliner estabelecerá um novo padrão de acessibilidade na indústria de aviões”, conclui o executivo. O Boeing 787 Dreamliner, oferece aos passageiros a melhor experiência de vôo e opera com a maior eficiência entre os jatos comerciais do mercado. Usando 20% menos combustível por passageiro que os similares de mesmo porte, o 787 é desenhado para promover menos emissão de ruídos nos pousos e decolagens.

Dentro do avião, os passageiros encontrarão filtros de ar e as maiores janelas da categoria, mais espaço para bagagens de mão e maior controle de luminosidade. Trinta e oito companhias aéreas tem firmado 490 pedidos de compra desde o lançamento do 787, em abril de 2004. Tudo isto faz do Dreamliner o lançamento de maior sucesso na história da Aviação comercial.

FONTE: Turismo Adaptado

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Aumenta a exclusão de trabalhadores com deficiência nas empresas brasileiras

Nos últimos 2 anos vem diminuindo a presença de trabalhadores com deficiência nas empresas brasileiras. Enquanto cresceu 9,6% o percentual de trabalhadores formais, ocorreu um decréscimo de 17,3% nos postos ocupados pelo segmento.

A comprovação desta situação veio a público na semana passada com a divulgação dos dados da RAIS – 2009 (Relação Anual de Informações Sociais) pelo Ministério do Trabalho.

O ministério informou que do total de 41.207.546 de vínculos trabalhistas ativos, registrados em 31 de dezembro de 2009, as pessoas declaradas com deficiência eram 288.593 (0,7 % do total) sendo que destas, as com deficiência física representa 45,68%, auditiva 22,74%, visual 4,99%, mental 4,55%, múltipla 1,21% e reabilitados 11,84%.


Ano

Trabalhadores formais

Trabalhadores com deficiência

Porcentagem

2007

37.607.430

348.818

0,93% do total

2008

39.441.566

323.210

0,82% do total

2009

39.441.566

288.593

0,70% do total

Crescimento 9,6% Queda de 17,3%


Fonte: RAIS



Vale a pena relembrar que o IBGE aponta que as pessoas com deficiência representam 14,5% da sociedade ao passo que o Ministério do Trabalho está confirmando que apenas 0,7% dos postos de trabalho formais estão sendo ocupados por trabalhadores com deficiência.

Ao anunciar pela primeira vez o estudo de RAIS sobre as pessoas com deficiência, em outubro de 2008, o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi foi enfático ao afirmar que: “A RAIS é a radiografia real do país, porque os dados são fornecidos por todos os estabelecimentos do Brasil.”.

Agora o ministério não toca no assunto, mas dá para perceber que a “radiografia” identificou uma doença grave chamada preconceito cultural, que dificulta as contratações até mesmo no cumprimento da Lei de Cotas que completou 19 anos no mês passado. A Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência está sendo desrespeitada na área do trabalho, com danos irreparáveis no Direito ao Trabalho destas pessoas.

IV Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social

Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o IV Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social, organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 7ª Região. São objetivos centrais: contribuir para qualificar a cobertura e a visibilidade sobre os temas-eixo do prêmio (políticas sociais e Serviço Social); contribuir para uma compreensão mais adequada da sociedade e dos profissionais de comunicação sobre as diferenças existentes entre assistência social, políticas sociais, Serviço Social e assistencialismo; premiar trabalhos jornalísticos e/ou culturais que demonstrem/reflitam, nas áreas previstas, uma visão adequada do que sejam políticas sociais e Serviço Social; premiar equipes de Serviço Social e/ou profissionais cujas experiências de trabalho e/ou ação específica contribuam para uma visibilidade adequada da profissão.
O concurso irá premiar quatro categorias. Para trabalhos relacionados a profissionais de comunicação haverá prêmios para reportagem escrita, radiofônica e vídeo. Para trabalhos de Serviço Social será premiado o melhor relato de experiência profissional de assistentes sociais ou equipes de Serviço Social. O primeiro colocado em cada categoria receberá um prêmio de R$ 2 mil.
O edital completo está em http://www.cressrj.org.br/2noticias_res.php?recordID=914.

Instituto Votorantim abre edital de apoio a projeto culturais que incluem a categoria Acessibilidade

O Instituto Votorantim iniciou, no último dia 3 de agosto, a sua 4ª seleção pública de projetos voltados a todas as áreas culturais - artes visuais, artes cênicas, cinema, vídeo, literatura, música e patrimônio. Realizado desde 2007, o edital seleciona iniciativas que promovam a ampliação e a qualificação do acesso de jovens, entre 15 e 29 anos, a bens culturais.

Nessa edição serão investidos R$ 3 milhões. A novidade deste ano é a categoria Acessibilidade, que contemplará projetos de inclusão e formação cultural para jovens com deficiência ou mobilidade reduzida. "É preciso investir em projetos que diminuam as barreiras simbólicas, econômicas e físicas que dificultam o acesso às artes, e que no caso de jovens com deficiência, são ainda mais complexas", afirma o Gerente de Planejamento e Desenvolvimento do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli.

As inscrições começam no dia 03 de agosto no blog Acesso: www.blogacesso.com.br. O regulamento do Edital já está disponível, clique aqui para baixar.

sábado, 14 de agosto de 2010

CVI-BH participa do Fórum Técnico de Segurança Publica e é eleito para compor a Comissão de Representação da ALMG

Aconteceu nos últimos dias 11,12 e 13 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais o Forum Técnico de Segurança Publica com intensiva participação da sociedade civil. Ao longo do evento, foram apresentadas propostas compiladas em quatro Câmaras Técnicas temáticas que trabalharam por 30 dias construindo propostas, compilando documentos de audiências públicas realizadas no interior e Conferências já realizadas. Neste quadro o CVI-BH foi um dos colaboradores coordenando com o CMN - Centro pela Mobilização Nacional a CTI4 - Direitos fundamentais, grupos vulneráveis e violência durante o evento para apresentar às entidades ali presentes os trabalhos construídos nas semanas anteriores para a votação e priorização no documento final. Foi importante a participação das pessoas com deficiência ali presentes, com menção especial aos profissionais que, vitimados em decorrência de sua atividade, tornaram-se pessoas com deficiência. Ao final do evento foram eleitas as organizações dos diversos segmentos que vão trabalhar no monitoramento das deliberações resultantes do fórum, e pela sociedade civil e movimentos sociais o CVI-BH foi a segunda entidade mais votada para compor a Comissão de Representação formada para este fim.
O trabalho terá continuidade nas atividades desenvolvidas na Comissão de Segurança Pública daquela Casa.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inscrições gratuitas para congresso de tecnologia assistiva e inclusão social das pessoas com deficiência

Estão abertas as inscrições para o 3° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro. O evento acontece de 23 a 26 de agosto, das 8h às 18h, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e o evento tem o objetivo de promover, difundir e debater pesquisas de novas tecnologias assistivas - recursos e serviços que ampliam as habilidades funcionais - e o conceito de inclusão social de pessoas com deficiência. As palestras abordarão temas ligados à informática, educação, linguagem e mercado de trabalho. O congresso é promovido pelo Instituto Muito Especial, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Centro de Convenções SulAmérica fica na Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro. Informações e inscrições no site http://www.congressoassistivario2010.org.br ou pelo telefone (21) 2286-9336.

sábado, 7 de agosto de 2010

Inscrições de evento sobre mobilidade urbana começam na terça (10)

Começam nesta terça-feira (10/8/10) as inscrições para o Ciclo de Debates Desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nos dias 25 e 26 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 pelo site da ALMG ou pessoalmente, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica na Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho.

O ciclo de debates terá dois focos principais de discussão: planejamento e mobilidade urbana, que vai tratar das condições de deslocamento nas cidades e o desenvolvimento da acessibilidade universal; e mobilidade urbana e transporte coletivo, abordando o transporte rodoviário, metrô, VLT (veículos leves sobre trilhos) e desenvolvimento sustentável. Os temas serão apresentados em formato de painéis com especialistas, seguidos de debates.

O objetivo do evento é discutir as políticas públicas de transporte e mobilidade urbana e o planejamento do trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tendo como parâmetro o Plano Diretor da RMBH e as obras de infraestrutura previstas para a Copa do Mundo de 2014.

Informações sobre o evento podem ser obtidas no site da ALMG (www.almg.gov.br), no hotsite sobre a mobilidade urbana; pelo telefone (31) 2108-7800; ou ainda na Gerência-Geral de Projetos Institucionais, pelo telefone (31) 2108-7686 ou pelo e-mail gpi@almg.gov.br. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, que também pode ser acessada no link TV Assembleia online. Durante a exibição do evento, os interessados podem participar pelo telefone 0800 709 2564 ou pela internet, por meio do formulário a ser disponibilizado no hotsite.

FONTE: ALMG

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Escritor e Jornalista com paralisia cerebral lança o seu terceiro livro

"O Desprezível", obra de ficção que tem como cenário a época do Movimento Diretas Já, é o mais recente trabalho de Eduardo Montans de Sá (Dado), escritor com paralisia cerebral e jornalista formado com louvor pela Universidade de São Paulo. O livro será lançado na próxima segunda-feira, (09/08) na Galeria Cidade Jardim, à avenida Tajurás, 236.
A história gira em torno do filho de um grande empresário do ramo de plásticos que é capaz de tudo para desviar os bens da família, até mesmo colocar a vida do pai em jogo.
Eduardo Montans de Sá teve grande parte de seus movimentos comprometidos devido à paralisia cerebral mas, aos 40 anos, mantém uma mente criativa não afetada pela deficiência. Ele agora convida a todos para o lançamento do seu primeiro livro de ficção. Antes de "Os Desprezíveis", já foram publicados, de sua autoria, "Magia Poética (1994) e "Abrindo o Baú"
(biografia - 1999).

A Secretária Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra.Linamara Rizzo Battistella, e a Vereadora Mara Gabrilli confirmaram presença.

Serviço:
Lançamento do livro O Desprezível
Autor: Eduardo Montans de Sá
Editora: Com Art

Data: 9 de agosto
Horário: a partir das 18 horas

Local: Galeria Cidade Jardim
Avenida Tajuras, 236, Cidade Jardim