quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Emprego apoiado: realidade e lutas pelo direito das pessoas com deficiência

Durante o Simpósio Satélite, que acontece dentro da 12ª edição da Reabilitação Feira + Fórum, o consultor de inclusão social, professor Romeu Sassaki, falou sobre a realidade brasileira e a extensa luta pelo direito das pessoas com deficiência no mundo corporativo.

Conhecido por sua grande dedicação com programas de inclusão, especialmente com o emprego apoiado, Romeu Sassaki falou sobre a importância do tema para a sociedade como um todo. “Atualmente, somente no Brasil, 2 milhões de pessoas precisam do emprego apoiado por serem portadoras de deficiências severas e cerca de 3 mil delas são atendidas. Um número baixíssimo ainda”.

“Para que essas pessoas consigam qualificação profissional e um emprego formal, apoios humano, natural, técnico, tecnológico e ambiental, todos bem preparados, são necessários e isso geralmente não existe em nosso país. Nosso trabalho consiste na colocação profissional de PCD (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho e seu posterior treinamento para uma posição específica com todos os recursos adaptados necessários”, explica Sassaki.

O professor conta que a trajetória do emprego apoiado começou nos Estados Unidos em 1984, onde foi bem sucedida e depois ele trouxe para o Brasil. “Há 30 anos, os EUA começaram a intervenção com uma lei que previa orçamentos de verbas federais para projetos de empregos apoiados. No começo dos anos 90, eu fui para lá para visitas técnicas e práticas e em 93 fundamos o GEA (Grupo de Emprego Apoiado) aqui no Brasil”.

“Um ano depois, em 1994, conseguimos uma colocação profissional de uma pessoa com tetraplegia total, o primeiro caso no Brasil. Uma grande vitória. E hoje seguimos com a criação e realização de cursos, fóruns, congressos, publicação de livros e muitas outras ações para expandir cada vez mais essa iniciativa no país. Procuramos crescer sempre e buscamos apoio para esse trabalho, que pode ajudar milhares de pessoas”, finaliza.

fonte: Feira + Forum Reabilitação

Um comentário:

  1. https://edsonjnovaes.wordpress.com/2015/04/28/emprego-apoiado/

    ResponderExcluir