domingo, 10 de outubro de 2010

Debate com Dilma e Serra urgente!

Por Jorge Márcio Pereira de Andrade

Que tal um sabatina política de nossos candidatos à presidência sobre a Convenção e sobre Direitos da Pessoas com Deficiência (ONU 2006)? Esta convenção fundamentada em Direitos Humanos, foi aprovada por Decreto Legislativo e ratificada pelo governo federal – assim como seu Protocolo Facultativo – tornando-se emenda constitucional e LEI através do Decreto Lei 6949/2009. Portanto, tal convenção tem, por sua elaboração democrática e mundial, uma grande e importante contribuição para quaisquer novos passos legislativos acerca de pessoas com deficiência no Brasil.

Há candidatos que, no primeiro turno das eleições, em suas propagandas, se referiram genericamente às pessoas com deficiência (e suas mais variadas condições de ser e estar em situação de deficiência ou incapacidade) como ''deficientes físicos'', apresentando velhas propostas de novos órgãos governamentais e não a efetivação e avaliação de políticas públicas estruturais e inclusivas.

Que tal os dois candidatos à presidência apresentarem um programa e uma carta compromisso para o futuro das políticas públicas dedicadas a pessoas com deficiência no brasil? Afinal, se for por estatísticas, somos 14,6%, mais ou menos 26 a 27 milhões de cidadãos ou cidadãs com deficiência ou sua percepção, e que cada um tem mais um voto no mínimo, de um familiar ou pessoas envolvidas na vivência de ser e estar com uma ou mais deficiências, que pode mudar as estatísticas das pesquisas eleitorais!

Fonte: InfoAtivoDefnet.blogspot.com
Interaja com o autor do texto: jorgemarcio.defnet@gmail.com

enviada por Katia Fonseca - Presidente do CVIBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário