terça-feira, 21 de setembro de 2010

21 de setembro - Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro instituído pela Lei Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005, pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.

Data comemorativa em prol da pessoa com deficiência unirá forças pela inclusão no trabalho, em São Paulo

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), São Paulo abre luta contra o preconceito no mundo do trabalho. Em defesa do resgate do cumprimento da Lei de Cotas, diversas organizações se uniram para fortalecer o direito ao trabalho das pessoas com deficiência numa ação que começará no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e que terá caminhada pela Rua Xavier de Toledo, e será encerrada com atividades culturais em frente ao Teatro Municipal de São Paulo.
Estarão juntos o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, as Centrais Sindicais, os Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, as entidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência, escolas, órgãos públicos, Ministério Público, etc.
Na oportunidade será divulgado um documento de alerta para a sociedade porque no rol de atitudes e descaso contra o acesso ao trabalho das pessoas com deficiência já se observa até decisões "estranhas" na justiça do trabalho, lastreadas por MITOS E PRECONCEITOS dos próprios julgadores.

Fonte: Sentidos

Dia Nacional de luta está dentro da 17º semana Semana da Pessoa com Deficiência em Belo Horizonte

Em sua décima sétima edição, o evento, que conta com o apoio de vários parceiros, e quer mostrar a necessidade de acelerar o processo de inclusão de pessoas com deficiência, além de destacar as suas capacidades, potencialidades e habilidades, através de conquistas no âmbito político e social, convidando à ações e reflexões acerca do processo de inclusão.
Mesmo acontecendo na semana de 18 a 28 de setembro de 2010 o evento contou grande parte com evento artístico, cuja programação pode ser consultada no link da PBH.
Os dias para participação de palestras com os temas que vão estimular o debate que tem como objetivo principal provocar novas reflexões que favoreçam a promoção da inclusão das pessoas com deficiência.acontece nos dias 27 e 28

E a programação para participar das palestras é a seguinte:

27 de Setembro (segunda-feira)

8h Credenciamento / Café da manhã
9h Apresentação Artística
9h20 Abertura
10h Conferência Magna “Análise da Política Nacional e as
Perspectivas Educacionais para as Pessoas com Deficiência a partir
da Convenção da ONU”.
11h30 Debate
12h Intervalo / Almoço
14h Educação Inclusiva na Perspectiva da Família.
15h Relatos de experiências educacionais
15h30 Debate
15h50 Apresentação Artística
Encerramento

28 de Setembro (terça-feira)

8h Apresentação Artística
9h Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
10h Debate
10h30 Intervalo
10h50 Formação de professores
11h40 Debate
Encerramento
As palestras acontecem na FUMEC à Rua Cobre, 200 - Bairro Cruzeiro
Informações e inscrições nos telefones 3277-6949 e 3277-4678 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário