segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

STJ Cidadão: assista ao especial sobre acessibilidade

No programa desta semana, o tema é a acessibilidade. Qualquer pessoa que tenha algum tipo de deficiência, nos mais diferentes graus, tem dificuldade ao tentar andar pelas ruas e calçadas ou pegar um ônibus. As grandes cidades não oferecem as mínimas condições para que todos possam se locomover com segurança. 

Na primeira reportagem desse programa especial, você acompanha a dificuldade de um cadeirante. Atravessar a rua, subir em calçadas... Tarefas que deveriam ser simples, mas não são. Para melhorar a situação, o governo federal estabeleceu critérios que promovem a acessibilidade de forma mais efetiva. De acordo com o último censo do IBGE, menos de 5% das ruas do país têm rampa de acesso para cadeirantes.

Outra reportagem mostra os obstáculos de um cego em seu dia a dia. Ir ao mercado, caminhar, tentar ser independente, ultrapassar os limites... Limites que os deficientes tentam diminuir. A dependência também incomoda. E é contra ela que a maioria luta.

Como o atleta paralímpico Ronaldo de Souza, do tênis de mesa. Ele, que já venceu campeonatos dentro e fora do país, conta como foi participar de competições internacionais. Atleta desde antes de ficar paraplégico, ele não quis desistir dos esportes e encontrou um caminho. Teve perseverança e foi além dos limites. Ele fala sobre os programas do governo e sobre o que realmente existe de concreto em relação às estratégias voltadas aos deficientes.

Para assistir ao vídeo do STJ Cidadão, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário