segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Programa da ONU para o Desenvolvimento lança Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil


Brasília aparece em segundo lugar no ranking de IDHM. Foto: NASA
Publicado em 25/11/2014 Atualizado em 26/11/2014


Premiação é 3 mil reais para o primeiro colocado de cada categoria. O prazo de inscrição vai até a meia-noite do dia 25 de fevereiro de 2015.



Juntamente com o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) lançou nesta terça-feira (25) o edital que visa a selecionar artigos científicos sobre desenvolvimento humano e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com análises que utilizem a base de dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

O primeiro lugar, de cada uma das categorias, receberá um prêmio de 3 mil reais. As categorias são: O Desenvolvimento Humano nos Municípios; O Desenvolvimento Humano nas Macrorregiões e Unidades Federativas; O Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas, e O Desenvolvimento Humano nas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – recortes especiais de áreas metropolitanas disponíveis na plataforma divulgados durante o lançamento do Atlas das Regiões Metropolitanas.

Além disso, os artigos também serão publicados em um livro que integrará a Série Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Os artigos colocados em segundo e terceiro lugares em cada categoria também serão publicados no livro, que tem previsão de ser lançado na primeira quinzena de julho de 2015. Os resultados dos artigos selecionados serão divulgados no dia 04 de maio.

O edital – uma realização do PNUD no Brasil, com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP) – tem o objetivo de despertar o interesse, fomentar a leitura e incentivar a produção acadêmica, além de difundir o Atlas do Desenvolvimento Humano e incentivar o uso de sua base de dados e do IDHM para análises socioeconômicas entre estudantes, acadêmicos, pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil.

O edital encontra-se disponível aqui. Dúvidas ou perguntas sobre esta iniciativa devem ser encaminhadas para atlas@pnud.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário