quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Transferência para seções com acessibilidade será reaberta em novembro

Eleitores com dificuldade de locomoção podem procurar a Justiça Eleitoral a partir do dia 5 de novembro, quando o cadastro eleitoral será reaberto, para solicitar transferência para uma seção de fácil acesso. No último domingo de eleição, a Justiça Eleitoral mineira colocou à disposição das pessoas com dificuldade de locomoção 2.056 seções especiais de fácil acesso.

Em Belo Horizonte, quase 200 seções especiais garantiram o acesso dos eleitores com dificuldade de locomoção, inclusive idosos. Os problemas localizados que alguns eleitores enfrentaram em relação a acessibilidade ocorreram porque o prazo de transferência para esse tipo de seção terminou no dia 9 de maio, quando ocorre, por determinação em lei, o fechamento do cadastro eleitoral.


“A Justiça Eleitoral não tem como cadastrar esses eleitores em seções com acessibilidade sem que eles nos procurem porque a Lei exige que qualquer transferência do título tem que ser pedida pelo eleitor; além disso, não há como identificarmos quem são os que têm mobilidade reduzida”, esclarece o assessor de Comunicação do TRE, Rogério Tavares.


No segundo semestre de 2011, o TRE promoveu, com o apoio de entidades ligadas aos deficientes, a campanha “Facilite o seu voto”, para divulgar a necessidade do cadastramento prévio dos interessados em votar nas seções de fácil acesso, em todo o Estado.


Deficiência visual


Além das seções de fácil acesso, em 3.761 seções eleitorais estavam disponíveis fones de ouvido para eleitores portadores de deficiência visual no Estado, 418 delas na Capital. Em Belo Horizonte, grande parte dos deficientes visuais votou no Instituto São Rafael (Av. Augusto de Lima, 2.109 - Barro Preto) .
 

FONTE: TRE-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário