sexta-feira, 29 de junho de 2012

Com ajuda de rede social, homem surdo e sem identidade é reconhecido pela família em SP

Depois de exatamente dois anos vivendo sem identidade, o homem surdo encontrado às margens da rodovia Raposo Tavares, em Alambari (160 km de São Paulo), em 23 de junho de 2010, foi reconhecido por sua família.
A boa notícia foi confirmada na noite desta segunda-feira (25) pelo professor de língua brasileira de sinais (Libras) Alexandre Elias dos Santos, 37, criador do perfil "Surdo Longe de Casa", que mobilizou milhares de pessoas e resultou nesse desfecho.Até o último sábado (23), o homem só tinha o perfil no Facebook e o apelido de Joca. Hoje, Paulo Sérgio Jardim readquiriu sua identidade. E, muito em breve, reencontrará seus dois irmãos - os pais dele morreram há 13 anos - no município de Sengés, no Paraná, de onde Jardim desapareceu. Sengés fica a cerca de 360 km de Alambari.
De acordo com o professor, foi um amigo da família que viu os apelos pela internet no sábado, reconheceu Jardim e ligou para ele. "No começo tive receio, porque já havia sofrido duas decepções, mas fui colhendo o máximo de informações possíveis e hoje (segunda-feira), quando me enviaram a foto dele, não tive nenhuma dúvida", conta, emocionado. Por telefone, o amigo relatou ao professor que, antes de desaparecer, Jardim morava com dois irmãos, em uma casa muito simples, na zona rural de Sengés. "Então, aos poucos, fui confirmando os dados e pedi para que ele chamasse um dos irmãos de Jardim. No mesmo dia falei com um deles. Mas, como eles não tinham acesso à internet, tive de esperar até hoje para receber a foto", disse o professor.
"Para você ter uma ideia da simplicidade da família, a foto é de quando Jardim tinha 17 anos, do seu alistamento no quartel. Hoje ele tem 42 anos", relata Santos, que se propôs a encontrar a família de Jardim desde quando o encontraram e levaram para um abrigo em Itapetininga (177 km de São Paulo), onde vive até hoje. "Quando ele foi encontrado, o pessoal do Serviços de Obras Sociais (SOS) de Itapetininga me ligou para que eu tentasse contato com ele. Logo percebi que o homem não falava, por causa da surdez, e também não dominava a Libras".
A busca por sua família ficou difícil. Sem documentos e sem saber se comunicar, o homem enfrentava dificuldades em todas as áreas da vida. Não consegue trabalho porque não tem registro. Até para conseguir consulta médica enfrenta dificuldades. "O jeito foi investir na rede social, na divulgação pela imprensa. E deu certo", conclui. O reencontro de Jardim com seus irmãos está sendo providenciado pelas prefeituras das duas cidades (Itapetininga e Sengés).
Perfil
Em apenas 17 dias, o perfil "Surdo Longe de Casa" atingiu sua marca máxima, 5.000 amigos. "O número atingiu o limite do site", disse Santos. "Depois disso, foi criada uma fan page (página para que fãs acompanhem o perfil na rede social, com capacidade maior de seguidores).
Santos, que ensina Libras na Integra, uma instituição filantrópica em Sorocaba (107 km de São Paulo), acredita que Jardim só foi encontrado por conta da solidariedade de todos os que se envolveram na causa.
Agora, o perfil criado por ele traz uma mensagem de agradecimento: "Venho agradecer a todos os amigos do Facebook que não mediram esforços na divulgação das imagens de 'Paulo'; à minha família, que soube ter paciência em minhas ausências (que foram muitas); à Integra - Surdos, que abraçou a causa colocando-se junto à busca; aos amigos do S.O.S, que durante todos esses dias foram sua família e sofreram a cada tentativa; à mídia, com todas as divulgações realizadas; e, em especial, a Deus, que me levantava quando estava desacreditado... e que na criação desta página esteve guiando minhas mãos no caminho certo para encontrar todos vocês, instrumentos de esperança!!! Obrigado... Alexandre Elias, pedagogo interprete em Libras, responsável por esta página."
 
Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/23/homem-surdo-e-sem-identidade-do-interior-de-sao-paulo-busca-parentes-em-rede-social.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário