segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Escola de Saúde Pública lança cartilha de saúde mental

BELO HORIZONTE (14/12/09) - A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou nesta segunda-feira (14), o lançamento da cartilha “Saúde Mental em Letras Mineiras”, iniciativa resultado da parceria entre o Grupo de Produção Temática em Saúde Mental da ESP-MG (GPT-SM) e a Associação dos Usuários de Saúde Mental de Minas Gerais (Assussam).
A diretora geral da ESP-MG, Tammy Claret Monteiro, ressalta a importância da cartilha, que tem o objetivo de ser um dicionário mineiro, “falar da importância deste material, é falar da importância de ser uma escola do serviço, para o serviço, que passa a ser protagonista também fora da sala de aula e que respeita os vários espaços do saber”. A Escola foi a facilitadora na construção da cartilha.
A coordenadora de saúde mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Marta Elizabeth de Souza, defende a iniciativa. “O objetivo é levar para o interior a conversa sobre saúde mental e trazer esse usuário para a discussão, além de uni-los aos conselhos de saúde”, propõe. A publicação, escrita por usuários e para usuários, traz, de maneira leve, o significado de termos inseridos no âmbito da saúde mental, como “hospitais psiquiátricos”, “reforma psiquiátrica”, “serviços substitutivos”, entre outros.
Este ano, durante a abertura do Seminário Saúde Mental: os desafios da formação, a ESP-MG lançou seu “2º Caderno Saúde Mental - Universidade e Reforma Psiquiátrica: Interrogando a distância”. Outra iniciativa foi a criação do Espaço Virtual Saúde Mental, destinado à promoção de debates, divulgação de notícias, disponibilização de material e outras atividades na perspectiva da reforma psiquiátrica.

FONTE: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/component/controlemultimidia/noticia?id=29903%3Aescola-de-saude-publica-lanca-cartilha-de-saude-mental-

Nenhum comentário:

Postar um comentário