terça-feira, 19 de maio de 2009

Acesso de pessoas com deficiência à educação na América Latina

Está disponível na Internet o livro Acesso de pessoas com deficiência à educação na América Latina - estudo promovido pelo Ministério da educação, Política Social e Desporto da Espanha, pelo Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência [Cermi] e a Fundação ONCE para a América Latina [FOAL]. O livro traz uma breve análise sobre a situação na América latina com o objetivo de qualificar e aprimorar os processos de acesso à educação e à escola de pessoas com deficiência em toda a região. A publicação pode ser baixada no endereço http://boletin.cermi.es/noticia.aspx?noticia=260&a=0

FONTE: http://www.rits.org.br

Pessoas com deficiência e HIV/aids: interfaces e perspectivas

O Instituto Amankay divulga resultados de pesquisa sobre a situação de vulnerabilidade das pessoas com deficiência na cidade de São Paulo em relação ao HIV/aids - um tema importante e infelizmente ainda bastante desconhecido.

CADERNOS ESPECIAIS : http://www.rits.org.br/

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Projeto Acesso Vital

Dando sequência à programação 2009, temos a satisfação de convidá-lo(a) para o próximo debate do Fórum de Ensino de Leitura. No dia 22 de maio, das 18 às 20 horas, nosso tema será O animal que logo sou: leituras de Derrida. No livro focalizado, o filósofo franco-argelino Jacques Derrida desenvolve um dos temas centrais de sua obra, propondo uma distinção entre coisas e seres viventes que o leva a penetrar no campo das complexas discussões sobre existência, vida e consciência, dentre outras noções. No evento, a educadora Rejane Helena Neves (Setor Verde do Programa A tela e o texto) e a médica Vanessa Cury (Projeto Acesso Vital) analisarão, com o público presente, aspectos do pensamento desse importante autor e suas relações com questões literárias, pedagógicas, científicas, tecnológicas e éticas da atualidade.
Estamos certos de que esse encontro propiciará mais uma rica oportunidade de reflexão sobre questões de grande relevância para as leituras necessárias a uma melhor compreensão do momento atual. Gostaríamos, portanto, de contar com sua presença e com a sempre bem-vinda ajuda na divulgação do evento. Sinta-se à vontade para reenviar esta mensagem e para utilizar o cartaz anexo. E lembre-se: o Fórum está agora na sala 3065 da FALE/UFMG.

Fazemos também a você um convite para conhecer e divulgar as publicações do Programa A tela e o texto. Recentemente, além do livro Dez anos formando leitores, foram lançados a versão impressa do número 8 da Revista txt, o manual Como criar bibliotecas comunitárias e a coletânea Folhas verdes, integrada por textos literários de temática ecológica. Visando a ampliar o acesso da população em geral e dos educadores, em especial, ao valioso conteúdo dessas publicações, nós nos esforçamos, por meio do trabalho voluntário e outras estratégias de colaboração, para oferecer preços bastante convidativos: R$1,99 para os livros em formato de bolso; R$4,99 para o manual de bibliotecas; R$9,99 para os livros em formato padrão. Mais informações sobre os títulos lançados pela Linha Editorial Tela e Texto podem ser obtidas pelo e-mail http://br.mc513.mail.yahoo.com/mc/compose?to=telatexto@gmail.com ou pelo telefone 3586-2511.
Agradecemos- lhe a atenção e a colaboração e ficamos na expectativa de sua presença.
Cordialmente,
Anderson Higino
Programa A tela e o texto
Fórum de Ensino de Leiturahttp://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto

segunda-feira, 11 de maio de 2009

CVI-BH apresenta 20 propostas para inclusão na PL 2.215/08

O Centro de Vida Independente de Belo Horizonte participará nos próximos dias 13,14 e 15/05 na Assembléia Legislativa de Minas Gerais do Plano Decenal da Educação (PL 2.215/2008) que tem como objetivo aprimorar a execução de todo sistema de ensino de Minas Gerais para o atendimento de toda comunidade escolar. As propostas apresentadas pelo CVI-BH foram feitas em todos os níveis de educação que abraça a Educação Infantil ao Ensino Superior, alem da Formação Profissional e a Integração de todas as Redes de Ensino, com ênfase na Acessibilidade e implantação das políticas públicas com base nas normas federais já vigentes a saber, as Leis 5.296 e 3.298, e em especial Convenção da ONU Pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada no Congresso Nacional por maioria absoluta nas duas Casas Legislativas.
Das 6 vagas disponíveis para participação Institucional o CVI-BH contará com 3 participantes que estarão distribuídos em 6 grupos de trabalho, cujo objetivo é reforçar as propostas encaminhadas e defende-las também na Plenária Final.
As contribuições podem ser consultadas no site www.almg.gov.br , assim como a compilação delas em que foram incluídas muitas propostas da Instituição.
É Isso!! Boa sorte para nós!!

sábado, 9 de maio de 2009

Nem anões nem animais

Em recente declaração a um programa de rádio, uma atriz porno afirmou que não se recusava a fazer nenhum tipo de cena, exceto com "anões" e animais !

O preconceito contra as pessoas afetadas pelo nanismo é tão arraigado na sociedade que mal consigo encontrar um termo menos pejorativo para me referir a elas do que "anão". As pessoas usam essa palavra como se estivessem se referindo a uma outra espécie não humana que viva entre nós, e no caso em questão da atriz porno, afirmou-se que a degradação inerente ao ato sexual entre humanos e animais está presente no ato sexual entre humanos e...humanos ("anões").

Diga-se de passagem que os não humanos que vivem entre nós, os animais, são vítimas de toda sorte de abuso e degradação por parte adivinha de quem ? Dos Humanos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cursos gratuitos para pessoas com necessidades especiais

A Sociedade Inclusiva, núcleo temático da Pró-reitoria de Extensão (Proex), recebe inscrições de pessoas com necessidades especiais para cursos gratuitos de informática e de auxiliar administrativo, com novas edições na PUC Minas no Barreiro.

Para o curso de informática, podem se inscrever pessoas com deficiências, com exceção da auditiva e visual. A carga horária é de 220 horas, sendo oferecido três vezes por semana. Para o curso de auxiliar administrativo, que tem ênfase em atendimento ao público e relações interpessoais, podem se inscrever pessoas com deficiências físicas, visuais e, em baixo grau, mentais, com exceção das deficiências auditivas. As aulas acontecerão duas vezes por semana, no período da tarde, com carga de 160 horas.

Os interessados em participar devem marcar entrevista com Tércia, através do telefone: 3269-3246.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tratamento Especial

O cartaz ao lado diz : "60.000 marcos é o que esta pessoa que sofre de defeitos hereditários custa para a comunidade durante sua vida. Caro cidadão alemão, esse dinheiro é seu também".

Esse cartaz, publicado em 1938, foi utilizado para divulgar a política de eugenia do regime nazista. Acreditava-se que doenças e outras condições de causas genéticas estariam provocando a degeneração da "raça nacional" e que o Estado deveria cuidar para que os maus genes não se espalhassem.

Inicialmente foi promovida a esterilização em massa de pessoas com deficiência e posteriormente o assassinato sumário ou como se dizia, o "tratamento especial" de todas as pessoas que viviam em instituições públicas, com os mais variados tipos de deficiências. As pessoas eram compulsoriamente retiradas de suas famílias sob a alegação de que estavam sendo levadas para locais onde receberiam toda a assistência e cuidados do Estado.

Esta política de "Eutanásia" obrigatória dizimou mais de 70.000 pessoas com deficiência incluindo crianças, entre 1939 e 1941, através de injeção letal e posteriormente, quando o custo da injeção cresceu muito, através de câmaras de gás. Abaixo, a foto de uma placa em homenagem às vítimas, que fica no local em Berlim onde na época ficava o centro de "tratamento".


As vidas das pessoas com deficiência várias vezes ao longo da história foram consideradas sem valor. Temos sempre que vigiar para que isso não se repita.