quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Plataforma online do Atlas Brasil 2013 facilita compreensão do desenvolvimento humano no país

O Atlas Brasil 2013, ferramenta que torna disponível informações sobre 5.565 municípios brasileiros, traz uma inovação importante em relação aos dois Atlas anteriores, lançados em 1998 e 2003. Pela primeira vez, todos os dados, gráficos e tabelas estarão disponíveis na Internet. A plataforma online é pública, amigável e totalmente gratuita criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a Fundação João Pinheiro.
Entre as informações disponíveis, estão o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e seus componentes – todos calculados com base em nova metodologia –, além de mais de 180 dados socioeconômicos com um retrato completo do desenvolvimento humano de cada município.
Para aqueles que desejam trabalhar os dados mais a fundo, o Atlas permite ao usuário o download dos dados brutos. O arquivo traz as tabelas de todos os municípios, com as mais de 180 variáveis utilizadas na plataforma. Para entender melhor o processo de construção e a metodologia do IDHM, está disponível na plataforma uma área com informações detalhadas sobre o índice além de uma seção com perguntas frequentes, para orientar os usuários sobre a leitura e o entendimento da plataforma. 

FONTE: RETS

Nenhum comentário:

Postar um comentário