quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Comissão debaterá Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Comissão de Seguridade Social e Família realizou nesta terça-feira(13) audiência pública com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, para apresentar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limites”.
A iniciativa do debate é da deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL).“Segundo o Censo do IBGE divulgado no mês passado, 45 milhões de brasileiros disseram ter algum tipo de deficiência, ou seja, quase 24%da população”, afirma a deputada, que é cadeirante.
De acordo com Rosinha, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limites” visa aplicar recursos em três áreas:
- educação: com transporte escolar acessível, adaptação de acesso a escolas públicas e universidades, construção de salas com recursos multifuncionais, além da oferta de até 150 mil vagas para pessoas comdeficiência em cursos federais de formação profissional e tecnológica;
- saúde: recursos para ações de prevenção às deficiências, maior acompanhamento dos exames no Teste do Pezinho, fortalecimento dos serviços de reabilitação, atendimento odontológico, maior acesso a órteses e próteses, além de reforço de ações clínicas e terapêuticas;
- área social: recursos para implantação de Centros de Referência, voltados para o atendimento a pessoas com deficiência em situação de risco, como extrema pobreza, abandono e isolamento social.
O debate faz parte das atividades do Dia da Acessibilidade, comemoradoem 6 de dezembro. A apresentação acontecerá às 14h30, no plenário 7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário