domingo, 30 de maio de 2010

Acessibilidade está em foco no MPE de Minas Gerais

A segunda-feira, 24 de maio, foi dedicada ao tema, com reuniões e palestras sobre acessibilidade. Novas melhorias estão em andamento

A Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) do Ministério Público Estadual dedicou a segunda-feira, 24 de maio, para ouvir os servidores da Instituição que possuem necessidades especiais. Durante a manhã, a comissão se reuniu com os servidores, aplicando um questionário para saber deles exatamente quais são os problemas enfrentados no dia a dia e também para receber sugestões de como solucioná-los. Na parte da tarde, o coordenador de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência do Estado de Minas Gerais, Flávio de Oliveira, ministrou uma palestra sobre o tema. O evento foi parte do projeto MP Acessível.

O presidente da CPA e procurador-geral de Justiça adjunto administrativo (PGJAA), Evandro Senra Delgado, ressaltou que "não é só a construção de rampinhas que irá assegurar os direitos dos deficientes". Para ele, muito ainda precisa ser feito e, se o Ministério Público é a Instituição responsável por cobrar que esses direitos sejam assegurados, tem a obrigação de assegurá-los no ambiente de trabalho. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, ecoa o PGJAA lembrando que "somos todos integrantes de uma instituição que promove a inclusão por ofício". A cerimônia de abertura do evento foi encerrada pelo procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, que frisou que todos devem estar unidos para que os direitos das pessoas com deficiência sejam assegurados.

São 2,6 milhões de pessoas com deficiência em Minas Gerais, segundo o coordenador de
Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, Flávio de Oliveira, ele próprio, deficiente visual. Para ele, "Minas Gerais e o Brasil estão lado a lado com os países desenvolvidos na inclusão da pessoa com deficiência". Flávio explica que o foco da inclusão mudou. "Ele não está mais na incapacidade da pessoa", comenta, explicando que o deficiente será mais capaz se estiver inserido em um ambiente que lhe proporciona o pleno uso de suas capacidades. Flávio de Oliveira também frisou a importância de se ter um ambiente diverso, pois isso ajuda na criatividade das equipes de trabalho, que estarão sempre em contato com novas maneiras de realizar as mesmas tarefas.

O projeto MP Acessível foi elaborado pela Comissão Permanente de Acessibilidade, instituída pela Resolução PGJ n.º 8/2010, e irá implantar melhorias técnicas e outras medidas necessárias à acessibilidade de pessoas com deficiência à informação, à comunicação e ao trabalho

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa
Te.: (31) 3330-8413/8166 25/5/2010 / Idosos e pessoas com Deficiência / bh - reuniao - acessibilidade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário