sábado, 3 de abril de 2010

I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador: sustentabilidade e alianças

Em dois dias de debates, o I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador reuniu especialistas na discussão sobre Lei inédita sancionada pelo Governo de Minas

Nos dias 26 e 27 de março, o IGETEC promoveu, em Belo Horizonte, o I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador, reunindo especialistas de sete estados no debate sobre a Lei do Voluntariado Transformador, sancionada pelo Governo de Minas no dia 08 de janeiro de 2010. A Lei nº 18.716 prevê a articulação dos órgãos do Estado, entidades do Terceiro Setor, empresas e sociedade civil em geral para a prática do Voluntariado Transformador. Durante o evento, os participantes puderam analisar os artigos da lei sancionada pelo Governo de Minas, discutir as melhores formas de implementação e identificar, em casos apresentados pelos debatedores e palestrantes, as ações que caracterizam este novo conceito da prática voluntária, marcado pela sustentabilidade e pelas alianças intersetoriais.

O evento foi realizado com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) e Sub Secretaria de Assuntos Municipais SUBSEAM) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE); do SERVAS; da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); do Comitê Nacional de Mobilização Social (COEP-MG); do Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social do Brasil (VIDES-Brasil), e de muitas outras Entidades e organizações públicas e privadas.

Programação

A abertura oficial do evento, no dia 26, foi feita pela Diretora de Recursos Humanos dos Correios de Minas Gerais, Luciana Camargo, que, na oportunidade, fez o lançamento da Emissão do Selo Mercosul: 2001/2010 – Década da Cultura de Paz, em homenagem à Drª Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

Além da representante dos Correios, também participaram da cerimônia de abertura a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazolla a deputada estadual Rosângela Reis, autora do Projeto da Lei do Voluntariado Transformador; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor (CAO-TS), Dr. Tomáz de Aquino Resende; o Sub-Secretário de Assuntos Municipais da Secretaria Estadual de Governo (SEGOV), Antônio Carlos Naback; a Secretária-Executiva do COEP Nacional, Gleyse Peiter, o Secretário-Executivo do COEP-MG, Ricardo Dinelli, a presidente do IGETEC, Heliane de Guadalupe Alves e a representante da Pastoral da Criança em Minas Gerais, Ana Maria Adrade.

Após a cerimônia de abertura, a Secretária-Executiva do COEP Nacional/RJ, Gleyse Peiter, abriu a primeira plenária, com o tema “Voluntariado Transformador: do assistencialismo ao advento de Políticas Públicas”. Gleyse Peiter apresentou o processo de evolução do voluntariado no Brasil, passando pelos modelos de filantropia, assistencialismo e destacando as atividades que caracterizam o Voluntariado Transformador. Segundo ela, o mais importante deste conceito é a percepção de que a capacitação dos voluntários é fundamental para o sucesso dos projetos sociais. “As pessoas têm que estar preparadas para atuar socialmente, refletindo sobre qual é o seu papel para a transformação social”, afirmou.

Gleyse Peiter também destacou a importância do envolvimento das organizações privadas: “as empresas não são prédios. São as pessoas que estão lá dentro. Devemos discutir a pratica do voluntariado nas empresas sem receios, levantando questões como se deverá ou não haver remuneração e quantas horas os funcionários devem destinar às atividades voluntárias”.

Após o debate, os participantes puderam escolher entre mesas redondas que abordaram os temas: “A Perspectiva Intersetorial das Novas Políticas de Voluntariado”, “Governo, Empresas e Sociedade Civil: oportunizando a prática do Voluntariado Transformador”, “A qualificação do Trabalho Voluntário: Práticas e Desafios”, “Voluntariado e Direitos Humanos: Preservando Bens Comuns e Ampliando a Cidadania”, “Voluntariado Transformador: construindo Redes de Solidariedade” e “O Papel do Voluntariado Transformador no Cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), propostos pela ONU”.

No dia 27, a plenária teve como palestrante o ex-presidente da AISEC/BH e co-fundador do projeto MyChoice! (Bangalore/Índia), André Maciel, com o tema “A Prática do Voluntariado como Elemento de Transformação da Realidade”. Durante a sua apresentação, André Maciel contou sobre a sua experiência de voluntariado na Índia, onde implantou o projeto MyChoice!, voltado para a educação infantil. O projeto desenvolveu uma metodologia para ensinar crianças sobre o que é a sustentabilidade social e ambiental, apresentando um conceito até então não discutido naquele país.

Nas mesas redondas, foram abordados os temas: “Mídia e Voluntariado: o papel dos canais de comunicação para a transformação do país” e “Sustentabilidade e Voluntariado”.

Após as mesas redondas, os participantes apresentaram aos organizadores as suas interpretações do conceito de Voluntariado Transformador, bem como as sugestões sobre como esta lei pode ser implantada de forma a beneficiar as comunidades. Estas opiniões irão gerar uma carta de princípios sobre a Lei.

Na última plenária, a Diretora de Promoção Social da Subsecretaria de Direitos Humanos da SEDESE-MG, Maria Cristina Abreu Domingues Reis, apresentou a palestra “O Papel do Estado no fomento ao Voluntariado Transformador”.

O evento foi encerrado com a exibição de um vídeo desenvolvido pela Pastoral da Criança, em uma homenagem dos organizadores à Drª Zilda Arns.

FONTE: IGETEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário