domingo, 1 de março de 2009

Adaptação


Quando se diz que há dificuldades de se adequar um determinado espaço físico ou um objeto ou o mobiliário para um uso amplo, onde pessoas com deficiência e sem possam compartilhar o uso desse espaço ou objeto, não se leva em conta que o mundo já é adaptado à maioria de seus habitantes e todos os dias são gastos esforço e dinheiro para adaptá-lo cada vez mais.

Por exemplo, não é à toa que uma porta tem 2,20 m de altura e 70 cm de largura, não é por acaso que a altura de um degrau de escada é padrão no mundo inteiro, também não é mero acaso que existem legendas em filmes, carros com direção hidráulica, roupas que absorvem o suor, telas de computador coloridas, e eu poderia continuar enumerando indefinidamente provas de que a sociedade esforça-se continuamente para se adaptar a seus cidadãos.

Por que então as pessoas com deficiência e todas as outras que estão fora de um padrão ideal imaginário não são contempladas com esforços de adaptação ? Certamente é um processo de exclusão não acidental e merece ser examinado mais detalhadamente.

Temos que ter o direito de ter o mundo adaptado a nós, assim como ele é para os outros e ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário